Page 134 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
P. 134

•   Propor atividades em grupo, estimulando a interação interpessoal.
          •   Conquistar a confiança dos estudantes por meio do dialogo e respeito,
              a fim de construir vínculos afetivos.
          •   Evitar falar excessivamente com o educando, tratando-o como aos de-
              mais colegas, de modo que se sinta parte do grupo.
          •   Evitar falar sobre os movimentos repetitivos e estereotipados ou a eco-
              lalia. Em vez disso, proporcionar um ambiente de segurança ao estu-
              dante, estimulando a redução de tais movimentos por meio do redire-
              cionamento de atividades.
          •   Estimular a interação interpessoal e promover atividades de interação
              entre os colegas de turma, de forma que o estudante possa participar
              delas.

          •   Enfatizar as habilidades acadêmicas do estudante.
          •   Favorecer a visão de mundo do espaço-tempo em que o estudante se
              insere, facilitando sua percepção e a diferenciação de outras realidades.

          12.7.5  Algumas fontes para ampliar a pesquisa sobre estu-
          dantes com TEA
          •   Autismo: http://www.autismo.com.br.
          •   Associação de Amigos do Autista: http://www.ama.org.br.

          •   Filme: Temple Grandin.
          •   Filme: Autismo: o musical (Autism: the musical, EUA, 2007).  Docu-
              mentário.

          O DSM-5 (APA, 2014) reuniu todas as situações de autismo em uma única
          categoria denominada transtornos do espectro autista. No entanto, algu-
          mas pessoas ainda utilizam a classificação do autismo em subcategorias,
          como anteriormente adotado no DSM IV-TR (APA, 2017), dentre as quais
          duas se destacam no presente manual devido à sua frequência entre estu-
          dantes da rede Marista.
          12.7.6  Síndrome de Asperger

          A síndrome de Asperger é uma disfunção neurobiológica do espectro do
          autista, que afeta o modo como a pessoa se comunica e se relaciona com
          o outro.  A síndrome caracteriza-se por dificuldades na comunicação, no




          134  Diretrizes Curriculares Maristas
   129   130   131   132   133   134   135   136   137   138   139