Page 134 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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• Propor atividades em grupo, estimulando a interação interpessoal.
• Conquistar a confiança dos estudantes por meio do dialogo e respeito,
a fim de construir vínculos afetivos.
• Evitar falar excessivamente com o educando, tratando-o como aos de-
mais colegas, de modo que se sinta parte do grupo.
• Evitar falar sobre os movimentos repetitivos e estereotipados ou a eco-
lalia. Em vez disso, proporcionar um ambiente de segurança ao estu-
dante, estimulando a redução de tais movimentos por meio do redire-
cionamento de atividades.
• Estimular a interação interpessoal e promover atividades de interação
entre os colegas de turma, de forma que o estudante possa participar
delas.
• Enfatizar as habilidades acadêmicas do estudante.
• Favorecer a visão de mundo do espaço-tempo em que o estudante se
insere, facilitando sua percepção e a diferenciação de outras realidades.
12.7.5 Algumas fontes para ampliar a pesquisa sobre estu-
dantes com TEA
• Autismo: http://www.autismo.com.br.
• Associação de Amigos do Autista: http://www.ama.org.br.
• Filme: Temple Grandin.
• Filme: Autismo: o musical (Autism: the musical, EUA, 2007). Docu-
mentário.
O DSM-5 (APA, 2014) reuniu todas as situações de autismo em uma única
categoria denominada transtornos do espectro autista. No entanto, algu-
mas pessoas ainda utilizam a classificação do autismo em subcategorias,
como anteriormente adotado no DSM IV-TR (APA, 2017), dentre as quais
duas se destacam no presente manual devido à sua frequência entre estu-
dantes da rede Marista.
12.7.6 Síndrome de Asperger
A síndrome de Asperger é uma disfunção neurobiológica do espectro do
autista, que afeta o modo como a pessoa se comunica e se relaciona com
o outro. A síndrome caracteriza-se por dificuldades na comunicação, no
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