Page 138 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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Existem alterações nas funções cognitivas, como atenção, concentração,
memorização, comunicação não verbal e percepção sensorial, associadas
com apraxia manual, oscilações no estado de humor e lentidão no tempo de
resposta. É preciso estimular as funções cognitivas. Apesar de pesquisas na
área, a síndrome de Rett ainda não tem cura, recomendando-se amplo pro-
cesso terapêutico envolvendo fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudio-
logia, musicoterapia e estimulação pedagógica, além de acompanhamento
médico periódico. A criança com síndrome de Rett desenvolve aprendiza-
gens mediadas por estímulos sensoriais e repetições de atividades lúdicas,
motoras, quando motivadas, atrativas e prazerosas.
12.7.10 Gestão do currículo na classe inclusiva em relação
ao estudante com síndrome de Rett
Algumas sugestões para práticas pedagógicas são elencadas a seguir.
• Caso a criança apresente estereotipia manual intensa, apoiá-la para
realizar movimentos de manipulação de objetos.
• Atentar para o comportamento da criança, quando ocorrem variações
de humor, aguardando o momento propício para a realização das ativi-
dades com maior êxito possível.
• Atuar com toda a equipe pedagógica no sentido de manter a criança
informada sobre quais atividades irão acontecer e como. O período de
adequação escolar de crianças com síndrome de Rett é prolongado. É
necessário situá-la, sempre que possível, sobre o que está acontecendo
no momento.
• Informar sempre, verbal e visualmente, qual o roteiro da aula e quais as
atividades propostas, no intuito de manter o interesse e a intencionali-
dade da criança.
• Estabelecer rotinas para que a criança se sinta mais segura e confiante
sobre seu processo de desenvolvimento.
• Estabelcer sistemas visuais de comunicação que possam ajudar a crian-
ça, tais como: placas com desenhos e palavras de como que ela pode
indicar aquilo de que precisa.
• Facilitar a compreensão da criança, sempre que possível, fazendo ajus-
tes nas atividades para apresentar os conteúdos de maneira visual (ima-
gens, desenhos etc.).
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