Page 138 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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Existem alterações nas funções cognitivas, como atenção, concentração,
          memorização, comunicação não verbal e percepção sensorial, associadas
          com apraxia manual, oscilações no estado de humor e lentidão no tempo de
          resposta. É preciso estimular as funções cognitivas. Apesar de pesquisas na
          área, a síndrome de Rett ainda não tem cura, recomendando-se amplo pro-
          cesso terapêutico envolvendo fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudio-
          logia, musicoterapia e estimulação pedagógica, além de acompanhamento
          médico periódico. A criança com síndrome de Rett desenvolve aprendiza-
          gens mediadas por estímulos sensoriais e repetições de atividades lúdicas,
          motoras, quando motivadas, atrativas e prazerosas.
          12.7.10  Gestão do currículo na classe inclusiva em relação
          ao estudante com síndrome de Rett

          Algumas sugestões para práticas pedagógicas são elencadas a seguir.
          •   Caso a criança apresente estereotipia manual intensa, apoiá-la para
              realizar movimentos de manipulação de objetos.
          •   Atentar para o comportamento da criança, quando ocorrem variações
              de humor, aguardando o momento propício para a realização das ativi-
              dades com maior êxito possível.

          •   Atuar com toda a equipe pedagógica no sentido de manter a criança
              informada sobre quais atividades irão acontecer e como. O período de
              adequação escolar de crianças com síndrome de Rett é prolongado. É
              necessário situá-la, sempre que possível, sobre o que está acontecendo
              no momento.
          •   Informar sempre, verbal e visualmente, qual o roteiro da aula e quais as
              atividades propostas, no intuito de manter o interesse e a intencionali-
              dade da criança.
          •   Estabelecer rotinas para que a criança se sinta mais segura e confiante
              sobre seu processo de desenvolvimento.
          •   Estabelcer sistemas visuais de comunicação que possam ajudar a crian-
              ça, tais como: placas com desenhos e palavras de como que ela pode
              indicar aquilo de que precisa.
          •   Facilitar a compreensão da criança, sempre que possível, fazendo ajus-
              tes nas atividades para apresentar os conteúdos de maneira visual (ima-
              gens, desenhos etc.).




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