Page 143 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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na representação da Figura 8 para resultar em comportamentos de superdo-
tação. Essa perspectiva tem importante impacto nos processos de ensino e
aprendizagem desses estudantes, ao implicar a interação de aspectos pesso-
ais com os contextos ambientais para o desenvolvimento e a expressão das
altas capacidades na escola.
Crianças e adolescentes com altas habilidades podem apresentar caracterís-
ticas como: perseverança diante de uma atividade; explicações mais profun-
das do que as de outras crianças da mesma faixa etária; alto nível crítico; pre-
ferência pelo pensamento abstrato, em detrimento do pensamento crítico;
maior sensibilidade e intuição do que o esperado; em geral, independência
e estabilidade no aspecto emocional e capacidade de desenvolver muitas
ideias criativas para uma determinada situação.
A despeito do critério de valor superlativo atribuído às AH/S, elas podem
associar-se a dificuldades pessoais, sociais e interpessoais em contextos di-
versos, ao longo da vida do sujeito. Muitos estudantes com AH/S vivenciam
dilemas e dúvidas pessoais acerca de sua condição, sendo vitimados pela
exclusão social, intolerância, por atitudes abusivas, incompreensão, além
de conviverem com bullying, mitos e expectativas excessivas de outrem nos
ambientes que os cercam.
Além disso, expressivas realizações e reconhecidos talentos podem gerar
respostas sociais adversas de pares, familiares, educadores e outros, impul-
sionados por sentimentos como: impotência para lidar com as AH/S, rivali-
dade ou interpretações de que estão sendo provocados e desafiados em suas
relações com esse público específico. Essas questões remetem à necessida-
de de conhecer melhor esses estudantes e apropriar-se dos conhecimentos
científicos e técnicos produzidos sobre o assunto, o que se fará sucintamente
nesta seção do trabalho.
Existem, ainda, ideias equivocadas e mitos circulantes na sociedade acerca
das AH/S, como identifica Alencar (2007).
• A ideia de que superdotação e genialidade têm o mesmo significado.
Deveras, genialidade é uma expressão reservada especialmente às pes-
soas cujas contribuições relevantes e originais trouxeram um legado à
humanidade.
• A compreensão de que a superdotação, por si só, provê à pessoa recur-
sos suficientes para o próprio desenvolvimento, dispensando qualquer
apoio ou recurso específico para sua educação.
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