Page 143 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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na representação da Figura 8 para resultar em comportamentos de superdo-
                    tação. Essa perspectiva tem importante impacto nos processos de ensino e
                    aprendizagem desses estudantes, ao implicar a interação de aspectos pesso-
                    ais com os contextos ambientais para o desenvolvimento e a expressão das
                    altas capacidades na escola.
                    Crianças e adolescentes com altas habilidades podem apresentar caracterís-
                    ticas como: perseverança diante de uma atividade; explicações mais profun-
                    das do que as de outras crianças da mesma faixa etária; alto nível crítico; pre-
                    ferência pelo pensamento abstrato, em detrimento do pensamento crítico;
                    maior sensibilidade e intuição do que o esperado; em geral, independência
                    e estabilidade no aspecto emocional e capacidade de desenvolver muitas
                    ideias criativas para uma determinada situação.

                    A despeito do critério de valor superlativo atribuído às AH/S, elas podem
                    associar-se a dificuldades pessoais, sociais e interpessoais em contextos di-
                    versos, ao longo da vida do sujeito. Muitos estudantes com AH/S vivenciam
                    dilemas e dúvidas pessoais acerca de sua condição, sendo vitimados pela
                    exclusão social, intolerância, por atitudes abusivas, incompreensão, além
                    de conviverem com bullying, mitos e expectativas excessivas de outrem nos
                    ambientes que os cercam.

                    Além disso, expressivas realizações e reconhecidos talentos podem gerar
                    respostas sociais adversas de pares, familiares, educadores e outros, impul-
                    sionados por sentimentos como: impotência para lidar com as AH/S, rivali-
                    dade ou interpretações de que estão sendo provocados e desafiados em suas
                    relações com esse público específico. Essas questões remetem à necessida-
                    de de conhecer melhor esses estudantes e apropriar-se dos conhecimentos
                    científicos e técnicos produzidos sobre o assunto, o que se fará sucintamente
                    nesta seção do trabalho.
                    Existem, ainda, ideias equivocadas e mitos circulantes na sociedade acerca
                    das AH/S, como identifica Alencar (2007).
                    •   A ideia de que superdotação e genialidade têm o mesmo significado.
                       Deveras, genialidade é uma expressão reservada especialmente às pes-
                       soas cujas contribuições relevantes e originais trouxeram um legado à
                       humanidade.
                    •   A compreensão de que a superdotação, por si só, provê à pessoa recur-
                       sos suficientes para o próprio desenvolvimento, dispensando qualquer
                       apoio ou recurso específico para sua educação.



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