Page 148 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
P. 148
Tendo em vista as expectativas mencionadas anteriormente, algumas al-
ternativas pedagógicas, detalhadas abaixo, são geralmente adotadas para
a educação dos estudantes com AH/S, propostas pela escola em consenso
entre educadores e com participação do estudante e de sua família.
a) Agrupamentos específicos: oportunidade para que os estudantes com
AH/S possam atuar entre si, em grupo, com pares identificados como
tal. No Brasil, não se trata de escolas ou classes especiais, como ocorre
em alguns países, mas da formação de momentos e espaços onde pos-
sam incentivar-se mutuamente, trocar ideias e desenvolver programas
e projetos compatíveis com suas habilidades e capacidades singulares
(CUPERTINO, 2008).
Na experiência brasileira, trata-se de pequenos grupos atendidos no
contraturno das aulas nos Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/
Superdotação (NAAH/S), implantados pelo MEC desde 2006, em
parceria com as Secretarias de Educação das unidades federadas, onde
se realizam atividades de suplementação, diferenciação e enriqueci-
mento curriculares para os estudantes desde a educação infantil, como
modalidade de atendimento educacional especializado (AEE).
Os NAAH/S abrem espaço para explorar áreas de interesse do estudan-
te, propiciar oportunidade de aprofundar seus conhecimentos, desen-
volver a criatividade e habilidades cognitivas, apoiar o desempenho
acadêmico dos estudantes no desenvolvimento do currículo regular.
Disponibilizam recursos pedagógicos sob a orientação de professores
especializados para apoio acadêmico e socioemocional dos estudantes
com AH/S e qualificação docente para identificação desse alunado
(FLEITH, 2007). Também é ofertada orientação à família e à comuni-
dade em geral.
b) Aceleração: essa alternativa envolve a oportunidade dada ao estudan-
te para pular etapas convencionais na escolarização, ingressar preco-
cemente na escola, organizar conteúdos flexíveis — de acordo com
seu ritmo próprio e motivação — , programar estudos compactados,
realizar planos de estudo auto-organizados etc. (FREEMAN; GUEN-
THER, 2000 citado por CUPERTINO, 2008)2.
2 FREEMAN, J.; GUENTHER, Z. Educando os mais capazes: ideias e ações comprovadas. São Paulo:
E.P.U., 2000.
148 Diretrizes Curriculares Maristas