Page 152 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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Sob a perspectiva clínica, o conceito de “transtornos funcionais” vem sendo
          pesquisado há algumas décadas e demonstrou lacunas de precisão. Remete
          a habilidades determinadas pelo funcionamento neurológico, manifestadas
          pela “não fluência” ou “disfluência” no funcionamento do estudante, sem
          apresentar indicadores detectáveis por exames clínicos nem caracterizar pa-
          tologias (LEFÈVRE et al., 1975). Entretanto, essas disfunções requerem
          atenção interdisciplinar e orientação à família, bem como acompanhamen-
          to escolar baseado na progressão escolar, na produção e em resultados aca-
          dêmicos, soado à observação do comportamento, entre outros aspectos.
          Ainda sob a ótica clínica, os transtornos funcionais específicos estão associados
          a dificuldades no neurodesenvolvimento infantil e aos impactos ambientais
          resultantes. Apresentam-se de modo persistente, mesmo quando oferecidos
          apoios adicionais em casa e na escola durante um período longo de tempo.
          Podem, inclusive, persistir na vida adulta. No entanto, as intervenções me-
          diante a interdisciplinaridade, envolvendo recursos educacionais, psicope-
          dagógicos e clínicos (se necessários) levam a bons resultados.

          Analisados sob outra perspectiva teórica — a abordagem histórico-cultural
          —, os transtornos funcionais específicos são considerados de uma maneira oti-
          mista quanto às aprendizagens e ao desenvolvimento do estudante, este vis-
          to como sujeito ativo do seu progresso pessoal e social e com recursos com-
          pensatórios para superar suas limitações orgânicas (VIGOTSKI, 1995).
          Para isso, devem ser propiciadas condições sociais, relacionais e educacio-
          nais favoráveis em ambientes proativos em que predominem oportunida-
          des efetivas de comunicação, cooperação, participação ativa, com oferta de
          apoios necessários aos estudantes.
          12.9.1 Gestão do currículo na classe inclusiva para estudan-
          tes com transtornos funcionais
          As soluções educacionais têm como base o planejamento e a implemen-
          tação do currículo comum, voltado ao desenvolvimento de habilidades
          e competências dos estudantes com transtornos funcionais. A seguir são
          elencadas atividades e aspectos fundamentais.
          •   Constituir o sujeito ativo, reconhecendo e valorizando sua singulari-
              dade e subjetividade.
          •   Promover experiências e vivências corporais, lúdicas, criativas, inova-
              doras e interessantes, por meio de jogos, brincadeiras, música e outros,
              em ambientes coletivos.



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