Page 150 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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e avançado, quando de interesse do estudante, por meio de contatos
              externos à escola, envolvendo outros estudantes, professores, institui-
              ções da comunidade e pessoas que atuam em áreas de interesse comum.
          É fundamental o reconhecimento dos professores e de toda a comunidade
          escolar da importância de identificar, estimular e promover o desenvolvi-
          mento das habilidades e dos talentos dos estudantes, dando-lhes oportu-
          nidade de produzir à altura de suas potencialidades, em benefício próprio e
          para o bem comum. Algumas sugestões e recomendações ao professor são
          apresentadas a seguir.
          •   Trabalhar com a turma e com o estudante temas relacionados à diver-
              sidade no sentido de evitar sentimentos de superioridade, rejeição dos
              demais colegas, sentimentos de isolamento.
          •   Incentivar o engajamento em atividades cooperativas e o convívio com
              outras crianças, estimulando o educando a participar de jogos e brinca-
              deiras comuns para sua idade.
          •   Criar espaços de aprendizagem que facilitem os trabalhos educativos.

          •   Estimular a criatividade e sua expressão em diferentes contextos edu-
              cacionais.
          •   Organizar situações de aprendizagem que incluam a expressão das
              ideias, dos pensamentos e das emoções dos estudantes.
          •   Promover atividades que favoreçam a reflexão, a discussão e a partici-
              pação coletiva dos estudantes.

          •   Incentivar a participação do estudante em gincanas, olimpíadas e de-
              mais programas extracurriculares.
          •   Promover atividades de investigação e exploração em diversas áreas do
              conhecimento, sobre assuntos da atualidade e futuros.
          12.8.3 Algumas fontes para ampliar a pesquisa sobre estu-
          dantes com AH/S
          •   Associação Brasileira para Altas Habilidades/Superdotados:
              http://www.altashabilidades.com.br/.

          •   A Construção de Práticas Educacionais para Estudantes com Altas
              Habilidades/Superdotação (MEC): http://portal.mec.gov.br/.





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