Page 150 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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e avançado, quando de interesse do estudante, por meio de contatos
externos à escola, envolvendo outros estudantes, professores, institui-
ções da comunidade e pessoas que atuam em áreas de interesse comum.
É fundamental o reconhecimento dos professores e de toda a comunidade
escolar da importância de identificar, estimular e promover o desenvolvi-
mento das habilidades e dos talentos dos estudantes, dando-lhes oportu-
nidade de produzir à altura de suas potencialidades, em benefício próprio e
para o bem comum. Algumas sugestões e recomendações ao professor são
apresentadas a seguir.
• Trabalhar com a turma e com o estudante temas relacionados à diver-
sidade no sentido de evitar sentimentos de superioridade, rejeição dos
demais colegas, sentimentos de isolamento.
• Incentivar o engajamento em atividades cooperativas e o convívio com
outras crianças, estimulando o educando a participar de jogos e brinca-
deiras comuns para sua idade.
• Criar espaços de aprendizagem que facilitem os trabalhos educativos.
• Estimular a criatividade e sua expressão em diferentes contextos edu-
cacionais.
• Organizar situações de aprendizagem que incluam a expressão das
ideias, dos pensamentos e das emoções dos estudantes.
• Promover atividades que favoreçam a reflexão, a discussão e a partici-
pação coletiva dos estudantes.
• Incentivar a participação do estudante em gincanas, olimpíadas e de-
mais programas extracurriculares.
• Promover atividades de investigação e exploração em diversas áreas do
conhecimento, sobre assuntos da atualidade e futuros.
12.8.3 Algumas fontes para ampliar a pesquisa sobre estu-
dantes com AH/S
• Associação Brasileira para Altas Habilidades/Superdotados:
http://www.altashabilidades.com.br/.
• A Construção de Práticas Educacionais para Estudantes com Altas
Habilidades/Superdotação (MEC): http://portal.mec.gov.br/.
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