Page 153 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
P. 153

•   Desenvolver atividades sistemáticas ou espontâneas que estimulem a
                       atenção, reflexão, solução de conflitos cognitivos e comunicação.
                    •   Enriquecer as situações de aprendizagem com uso de múltiplas lingua-
                       gens, apoios visuais, auditivos, tátil-cinestésicos e outros como facilita-
                       dores da comunicação, aquisição e produção de saberes.
                    •   Sequenciar a complexidade dos conteúdos estudados, tanto na cons-
                       trução dos conhecimentos como na realização das tarefas propostas,
                       para viabilizar o sucesso continuado e encorajar o estudante a novas
                       realizações.
                    •   Considerar a temporalidade nos aspectos: tempo para a aprendizagem,
                       para a realização de tarefas e para a realização do processo avaliativo. O
                       tempo curricular deve subordinar-se ao tempo e ritmo do estudante.
                    •   Promover flexibilidade e diversificação nos processos e critérios avalia-
                       tivos, de modo a cumprir seus objetivos, dar acessibilidade ao estudan-
                       te e valorizar seus modos de expressão, levando em conta seu ritmo de
                       aprendizagem.

                    •   Prover apoios técnicos, tecnológicos, materiais e humanos necessários
                       à aprendizagem, à participação e ao desenvolvimento do estudante,
                       de modo a lhe permitir lidar com a especificidade de suas demandas
                       escolares.
                    •   Conhecer o estudante, suas forças e limitações, em todos os aspectos de
                       sua educação. Um processo avaliativo processual, qualitativo, abran-
                       gente e com muitos atores possibilita melhor esse conhecimento.

                    •   Adotar o PDI para planejamento educacional e avaliação do estudante.
                    •   Articular-se com as famílias para apoiá-las e compartilhar apoio ao
                       estudante.
                    •   Adotar multiplicidade de recursos metodológicos em tempos flexíveis.

                    •   Buscar apoio especializado, quando necessário, por meio da família.
                    •   Estabelecer com o estudante uma comunicação efetiva, que favoreça o
                       processo de interpessoalidade. Apoiar e estimular a comunicação entre
                       pares.
                    •   Contribuir para uma cultura inclusiva na sala de aula e na escola.





                                                                        153
   148   149   150   151   152   153   154   155   156   157   158