Page 157 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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(a)   Dislexia central: caracterizada pelo comprometimento do processamen-
                       to linguístico dos estímulos, ou seja, por alterações no processo de con-
                       versão da ortografia para fonologia. A dislexia fonológica faz parte desta
                       categoria e se apresenta como a incapacidade de decodificação fonoló-
                       gica, prejudicando principalmente a leitura de palavras não familiares.
                       Também incluída nesse campo, a dislexia de superfície apresenta-se como
                       incapacidade no tratamento ortográfico da informação (dificuldade na
                       escrita). A dislexia profunda faz parte desse grupo e revela ausência de
                       leitura de palavras “inventadas” (inexistentes, criadas para teste), com
                       maior facilidade para leitura de palavras concretas e frequentes.
                    (b)   Dislexia periférica: caracterizada pelo comprometimento do sistema
                       de análise visuoperceptiva para leitura, havendo prejuízos na compre-
                       ensão do material lido. A dislexia atencional, que faz parte desse grupo,
                       demonstra capacidade de leitura em palavras isoladas, mas dificuldade
                       de leitura de vários itens apresentados concomitantemente. A dislexia
                       por negligência apresenta dificuldades na leitura de modo geral. A disle-
                       xia literal apresenta leitura letra por letra preservada.
                    Para Schirmer et al. (2004), crianças com dislexia podem apresentar dificul-
                    dades visuais e auditivas que podem resultar de problemas generalizados na
                    percepção e na seleção de estímulos e orientação espacial e podem ocorrer
                    sem alterações motoras, cognitivas e sensoriais.
                    Para Moojem (2006), estudantes com dislexia possuem dificuldade em in-
                    terpretar símbolos gráficos convencionados para substituir sinais linguísti-
                    cos da oralidade. Estes símbolos, quando em contato com áreas sensoriais,
                    devem remeter o pensamento a outras ações e/ou situações corresponden-
                    tes, atribuindo significado, o que não acontece com os disléxicos. O reco-
                    nhecimento da palavra acontece por intermédio de duas vias independen-
                    tes. A via léxica ou direta corresponde à conectividade direta entre a forma
                    visual da palavra escrita, sua decodificação fonológica, o reconhecimento
                    da pronúncia e a atribuição de significado à memoria lexical. A segunda
                    via corresponde à fonológica indireta ou pré-lexical, sendo um processo de
                    recodificação fonológica envolvendo a aplicação de regras de conversão da
                    letra em som. Estas vias de reconhecimento da palavra escrita originam três
                    classificações de dislexia.
                    Esse autor afirma, ainda, que a dislexia fonológica, também conhecida como
                    dislexia auditiva, ocorre quando o indivíduo apesenta dificuldade na deco-





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