Page 157 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
P. 157
(a) Dislexia central: caracterizada pelo comprometimento do processamen-
to linguístico dos estímulos, ou seja, por alterações no processo de con-
versão da ortografia para fonologia. A dislexia fonológica faz parte desta
categoria e se apresenta como a incapacidade de decodificação fonoló-
gica, prejudicando principalmente a leitura de palavras não familiares.
Também incluída nesse campo, a dislexia de superfície apresenta-se como
incapacidade no tratamento ortográfico da informação (dificuldade na
escrita). A dislexia profunda faz parte desse grupo e revela ausência de
leitura de palavras “inventadas” (inexistentes, criadas para teste), com
maior facilidade para leitura de palavras concretas e frequentes.
(b) Dislexia periférica: caracterizada pelo comprometimento do sistema
de análise visuoperceptiva para leitura, havendo prejuízos na compre-
ensão do material lido. A dislexia atencional, que faz parte desse grupo,
demonstra capacidade de leitura em palavras isoladas, mas dificuldade
de leitura de vários itens apresentados concomitantemente. A dislexia
por negligência apresenta dificuldades na leitura de modo geral. A disle-
xia literal apresenta leitura letra por letra preservada.
Para Schirmer et al. (2004), crianças com dislexia podem apresentar dificul-
dades visuais e auditivas que podem resultar de problemas generalizados na
percepção e na seleção de estímulos e orientação espacial e podem ocorrer
sem alterações motoras, cognitivas e sensoriais.
Para Moojem (2006), estudantes com dislexia possuem dificuldade em in-
terpretar símbolos gráficos convencionados para substituir sinais linguísti-
cos da oralidade. Estes símbolos, quando em contato com áreas sensoriais,
devem remeter o pensamento a outras ações e/ou situações corresponden-
tes, atribuindo significado, o que não acontece com os disléxicos. O reco-
nhecimento da palavra acontece por intermédio de duas vias independen-
tes. A via léxica ou direta corresponde à conectividade direta entre a forma
visual da palavra escrita, sua decodificação fonológica, o reconhecimento
da pronúncia e a atribuição de significado à memoria lexical. A segunda
via corresponde à fonológica indireta ou pré-lexical, sendo um processo de
recodificação fonológica envolvendo a aplicação de regras de conversão da
letra em som. Estas vias de reconhecimento da palavra escrita originam três
classificações de dislexia.
Esse autor afirma, ainda, que a dislexia fonológica, também conhecida como
dislexia auditiva, ocorre quando o indivíduo apesenta dificuldade na deco-
157