Page 161 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
P. 161

•   Demonstrar que a especificidade do estudante é conhecida e que a
                       comunidade educativa fará o possível para auxiliá-lo, mas estimular o
                       esforço do próprio estudante no sentido de superar suas dificuldades.
                    •   Manter contato periódico com os pais e responsáveis. É necessário
                       feedback do desenvolvimento do estudante, tanto na escola como em
                       casa.
                    •   Em instrumentos avaliativos de leitura e escrita, auxiliar o estudante ou
                       destinar um profissional para auxiliá-lo.
                    •   Certificar-se do entendimento dos comandos e dispor de um tempo
                       maior para realização.
                    •   Realizar, sempre que possível, instrumento avaliativo oral como com-
                       plementação à avaliação escrita.

                    •   Ler as respostas do estudante no momento da devolutiva da avaliação.
                       Se necessário perguntar o que quis dizer e anotar suas respostas.
                    •   Oportunizar um local tranquilo, de preferência individual, para que
                       possa focar sua atenção na atividade a ser realizada.
                    •   Conversar com o estudante e com os pais e compartilhar os resultados,
                       enfatizando acertos e traçando novas estratégias para continuar avan-
                       çando.
                    Alguns recursos abordam o tema da dislexia, permitindo ampliar os conhe-
                    cimentos sobre o assunto e apresentar estímulos diversos que incentivam o
                    interesse, subsidiam debates e troca de ideias entre grupos de professores e
                    no intercâmbio com a família, indicados a seguir.
                    12.10.1.2 Algumas fontes para ampliar a pesquisa sobre o
                    estudante com dislexia

                    Associação Brasileira de Dislexia – ABD: http://www.dislexia.org.br/.
                    Associação Nacional de Dislexia: http://www.andislexia.org.br/.
                    Sugestão de filme: Como estrelas na terra: toda criança é especial. Dire-
                    ção: Aamir Khan. Drama. Índia: 2007. Duração: 165 minutos.

                    12.10.2 Referente à expressão escrita (disgrafia)
                    Com relação às dificuldades na escrita, Schirmer et al. (2004) relatam
                    dificuldades que podem ser analisadas por meio de cópia, ditado e escrita




                                                                        161
   156   157   158   159   160   161   162   163   164   165   166