Page 161 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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• Demonstrar que a especificidade do estudante é conhecida e que a
comunidade educativa fará o possível para auxiliá-lo, mas estimular o
esforço do próprio estudante no sentido de superar suas dificuldades.
• Manter contato periódico com os pais e responsáveis. É necessário
feedback do desenvolvimento do estudante, tanto na escola como em
casa.
• Em instrumentos avaliativos de leitura e escrita, auxiliar o estudante ou
destinar um profissional para auxiliá-lo.
• Certificar-se do entendimento dos comandos e dispor de um tempo
maior para realização.
• Realizar, sempre que possível, instrumento avaliativo oral como com-
plementação à avaliação escrita.
• Ler as respostas do estudante no momento da devolutiva da avaliação.
Se necessário perguntar o que quis dizer e anotar suas respostas.
• Oportunizar um local tranquilo, de preferência individual, para que
possa focar sua atenção na atividade a ser realizada.
• Conversar com o estudante e com os pais e compartilhar os resultados,
enfatizando acertos e traçando novas estratégias para continuar avan-
çando.
Alguns recursos abordam o tema da dislexia, permitindo ampliar os conhe-
cimentos sobre o assunto e apresentar estímulos diversos que incentivam o
interesse, subsidiam debates e troca de ideias entre grupos de professores e
no intercâmbio com a família, indicados a seguir.
12.10.1.2 Algumas fontes para ampliar a pesquisa sobre o
estudante com dislexia
Associação Brasileira de Dislexia – ABD: http://www.dislexia.org.br/.
Associação Nacional de Dislexia: http://www.andislexia.org.br/.
Sugestão de filme: Como estrelas na terra: toda criança é especial. Dire-
ção: Aamir Khan. Drama. Índia: 2007. Duração: 165 minutos.
12.10.2 Referente à expressão escrita (disgrafia)
Com relação às dificuldades na escrita, Schirmer et al. (2004) relatam
dificuldades que podem ser analisadas por meio de cópia, ditado e escrita
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