Page 165 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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Essas dificuldades são expressas nas atividades acadêmicas quanto ao cál-
culo escrito e mental e na noção de quantidade, bem como em sua função
representativa — ou seja, na compreensão do sistema de numeração. Mais
especificamente, algumas dificuldades se apresentam nas habilidades de
seriação, classificação, sequenciação e correspondência numérica.
12.11 Queixa escolar
Neste texto a expressão queixa escolar substitui o que se convencionou cha-
mar dificuldade de aprendizagem na escola. A razão da mudança é que a
primeira expressão permite questionar a convicção de que o estudante seja o
único implicado quando a aprendizagem não ocorre, ou seja, quando não se
cumprem as expectativas e exigências pedagógicas que visam ao alcance dos
objetivos curriculares. O foco exclusivo no estudante faz parte de processos
de individualização que desconsideram a escola como parte da produção
coletiva da queixa escolar. Nesse sentido, dificuldades experimentadas por
alguns estudantes compõem um conjunto de fatores que remetem ao fun-
cionamento da própria escola (SARAIVA, 2007).
Convém distinguir neste trabalho os conceitos de transtorno de aprendi-
zagem e queixa escolar. Este último é genérico e contextual, implicando o
estudante em relação aos fatores ambientais e atendendo a uma perspectiva
preventiva e escolar. As dificuldades podem estar relacionadas: ao processo
de ensino-aprendizagem, em função de problemas encontrados na escola;
aos elementos ambientais em diferentes esferas; e à família, comunidade,
entre outros. Fatores sociais podem ser determinantes na persistência das
dificuldades de aprendizagem, sendo o ambiente escolar e o contexto social
considerados determinantes nesse processo. Desse modo, nem todos os
estudantes indicados para atendimento por questões escolares necessitam
de cuidados especializados (SOUZA, 2011).
Com relação ao ambiente escolar, deve-se analisar a motivação e capacidade
da equipe de educadores para identificar possíveis dificuldades, a qualidade
na relação professor-estudante-família, a proposta pedagógica da escola e
seu grau de exigência. Quanto ao ambiente familiar, pode-se encontrar
famílias que neguem a existência de alguma dificuldade escolar e que apre-
sentem níveis muito altos de exigência com relação aos resultados a serem
obtidos, o que pode ocasionar um grau maior de ansiedade que dificultará
um processo de aprendizagem adequado. No contexto familiar, também
podem ocorrer situações que aumentem o nível de estresse e tensão que
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