Page 165 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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Essas dificuldades são expressas nas atividades acadêmicas quanto ao cál-
                    culo escrito e mental e na noção de quantidade, bem como em sua função
                    representativa — ou seja, na compreensão do sistema de numeração. Mais
                    especificamente, algumas dificuldades se apresentam nas habilidades de
                    seriação, classificação, sequenciação e correspondência numérica.


                    12.11 Queixa escolar
                    Neste texto a expressão queixa escolar substitui o que se convencionou cha-
                    mar dificuldade de aprendizagem na escola. A razão da mudança é que a
                    primeira expressão permite questionar a convicção de que o estudante seja o
                    único implicado quando a aprendizagem não ocorre, ou seja, quando não se
                    cumprem as expectativas e exigências pedagógicas que visam ao alcance dos
                    objetivos curriculares. O foco exclusivo no estudante faz parte de processos
                    de individualização que desconsideram a escola como parte da produção
                    coletiva da queixa escolar. Nesse sentido, dificuldades experimentadas por
                    alguns estudantes compõem um conjunto de fatores que remetem ao fun-
                    cionamento da própria escola (SARAIVA, 2007).
                    Convém distinguir neste trabalho os conceitos de transtorno de aprendi-
                    zagem e queixa escolar. Este último é genérico e contextual, implicando o
                    estudante em relação aos fatores ambientais e atendendo a uma perspectiva
                    preventiva e escolar. As dificuldades podem estar relacionadas: ao processo
                    de ensino-aprendizagem, em função de problemas encontrados na escola;
                    aos elementos ambientais em diferentes esferas; e à família, comunidade,
                    entre outros. Fatores sociais podem ser determinantes na persistência das
                    dificuldades de aprendizagem, sendo o ambiente escolar e o contexto social
                    considerados determinantes nesse processo. Desse modo, nem todos os
                    estudantes indicados para atendimento por questões escolares necessitam
                    de cuidados especializados (SOUZA, 2011).
                    Com relação ao ambiente escolar, deve-se analisar a motivação e capacidade
                    da equipe de educadores para identificar possíveis dificuldades, a qualidade
                    na relação professor-estudante-família, a proposta pedagógica da escola e
                    seu grau de exigência. Quanto ao ambiente familiar, pode-se encontrar
                    famílias que neguem a existência de alguma dificuldade escolar e que apre-
                    sentem níveis muito altos de exigência com relação aos resultados a serem
                    obtidos, o que pode ocasionar um grau maior de ansiedade que dificultará
                    um processo de aprendizagem adequado. No contexto familiar, também
                    podem ocorrer situações que aumentem o nível de estresse e tensão que



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