Page 167 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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12.12 Transtornos da comunicação
                    Algumas dificuldades que se manifestam na escola são relativas à comunica-
                    ção, linguagem e fala. O DSM-5 (APA, 2014) destaca situações que podem
                    interferir no processo de escolarização quando essas dificuldades afetam o
                    comportamento verbal e não verbal, repercutindo nas ideias, atitudes e no
                    comportamento do estudante e em suas interações sociais. Essas dificulda-
                    des não são devidas a qualquer tipo de deficiência (intelectual, sensorial,
                    física etc.), autismo ou patologias neurológicas e psiquiátricas identificadas.
                    Os transtornos da comunicação manifestam-se do seguinte modo:
                    dificuldades no uso e na aquisição da linguagem falada, escrita, figurativa,
                    língua de sinais e outros sistemas simbólicos. As manifestações frequentes
                    dizem respeito ao conhecimento e ao uso da palavra (vocabulário reduzido),
                    à estruturação frasal, à capacidade de manter uma conversação, um diálogo;
                    dificuldades na fala, quanto à produção de sons, à articulação, à fluência,
                    tornando-a ininteligível ou impeditiva da comunicação verbal.
                    Nenhuma dessas situações são impeditivas de aprendizagem acadêmica,
                    embora nela interfiram e requeiram atenção e apoio por parte da escola, da
                    família e, muitas vezes, de outros profissionais — de educação especial ou
                    da área de saúde, quando indicado.


                    12.13 Transtorno da linguagem
                    Para Amorim (2011), os transtornos de linguagem são alterações específicas
                    do desenvolvimento da linguagem de natureza receptiva, expressiva ou mis-
                    ta e apresentam-se em crianças com desenvolvimento dentro dos padrões
                    esperados para seu grupo etário em todas as áreas, exceto na linguagem. Fo-
                    ram denominados como afasia ou disfasia do desenvolvimento, expressão
                    atualmente em desuso.

                    No DSM-5 (APA, 2014), o transtorno da linguagem caracteriza-se por difi-
                    culdades na aquisição e no uso da linguagem, em decorrência de alterações
                    nos processos de compreensão da linguagem ou de produção de vocabulá-
                    rio, na estrutura das frases e no discurso. Costuma afetar a compreensão, a
                    busca de palavras, o uso de verbos e jogos de palavra próprias da faixa etária
                    do estudante e de sua cultura.
                    A linguagem é a capacidade humana de comunicar-se por meio de símbo-
                    los, códigos, gestos, oralidade ou escritos que permitam a transmissão e re-



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