Page 168 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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cepção de informações. O processo de aquisição das habilidades linguísticas
          ocorre nos primeiros quatro anos de vida, porém a maturação do sistema
          fonológico conclui-se por volta dos seis a sete anos. Qualquer tipo de atraso
          nesse processo pode ser indicativo de atraso global do desenvolvimento ou
          específico do desenvolvimento da oralidade, devendo ser investigado quan-
          to às suas causas. O início do transtorno de linguagem se dá precocemente
          no período do desenvolvimento e não se deve a dificuldades intelectuais,
          sensoriais ou motoras.

          No transtorno de linguagem, as dificuldades são persistentes e manifestam-
          -se nas modalidades falada, escrita, língua de sinais ou outras, afetando a co-
          municação efetiva, a participação social, a vida acadêmica e o desempenho
          profissional.
          12.13.1 Gestão do currículo na classe inclusiva em relação
          ao estudante com transtorno da liguagem
          Além do apoio profissional para atendimento ao transtorno de linguagem
          e do apoio ao estudante mediante atendimento educacional especializado,
          algumas sugestões, propostas a seguir, podem ser adotadas pelo professor
          regente e pela família, de acordo com a Associação Nacional de Afásicos e
          Vitimas de Acidentes Vasculares Cerebrais (2018).
          •   Não tratar o estudante como menos capaz de desenvolver as atividades
              propostas, tratando-o como ao restante da turma, respeitando suas
              especificidades.

          •   Verificar se o educando compreendeu todos os enunciados e as propos-
              tas de atividades em sala.
          •   Utilizar uma abordagem pedagógica multissensorial, estimulando o
              estudante afásico por meio de recursos táteis, sinestésicos ou visuais.
          •   Propor atividades que estimulem a aquisição de novos vocabulários.
          •   Propiciar aos estudantes o contato com variedade de vocábulos que
              permitam a aproximação progressiva do significado e dos significantes
              da linguagem científica.
          •   Promover atividades em que as habilidades do afásico se destaquem.

          •   Falar de forma clara e pausadamente, para facilitar a recepção e identi-
              ficação dos fonemas em sua fala.





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