Page 168 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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cepção de informações. O processo de aquisição das habilidades linguísticas
ocorre nos primeiros quatro anos de vida, porém a maturação do sistema
fonológico conclui-se por volta dos seis a sete anos. Qualquer tipo de atraso
nesse processo pode ser indicativo de atraso global do desenvolvimento ou
específico do desenvolvimento da oralidade, devendo ser investigado quan-
to às suas causas. O início do transtorno de linguagem se dá precocemente
no período do desenvolvimento e não se deve a dificuldades intelectuais,
sensoriais ou motoras.
No transtorno de linguagem, as dificuldades são persistentes e manifestam-
-se nas modalidades falada, escrita, língua de sinais ou outras, afetando a co-
municação efetiva, a participação social, a vida acadêmica e o desempenho
profissional.
12.13.1 Gestão do currículo na classe inclusiva em relação
ao estudante com transtorno da liguagem
Além do apoio profissional para atendimento ao transtorno de linguagem
e do apoio ao estudante mediante atendimento educacional especializado,
algumas sugestões, propostas a seguir, podem ser adotadas pelo professor
regente e pela família, de acordo com a Associação Nacional de Afásicos e
Vitimas de Acidentes Vasculares Cerebrais (2018).
• Não tratar o estudante como menos capaz de desenvolver as atividades
propostas, tratando-o como ao restante da turma, respeitando suas
especificidades.
• Verificar se o educando compreendeu todos os enunciados e as propos-
tas de atividades em sala.
• Utilizar uma abordagem pedagógica multissensorial, estimulando o
estudante afásico por meio de recursos táteis, sinestésicos ou visuais.
• Propor atividades que estimulem a aquisição de novos vocabulários.
• Propiciar aos estudantes o contato com variedade de vocábulos que
permitam a aproximação progressiva do significado e dos significantes
da linguagem científica.
• Promover atividades em que as habilidades do afásico se destaquem.
• Falar de forma clara e pausadamente, para facilitar a recepção e identi-
ficação dos fonemas em sua fala.
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