Page 173 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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práticas que auxiliem a criança nesse processo.
12.15.1 Gestão do currículo na classe inclusiva em relação
ao estudante com disfluência (gagueira)
As situações naturais e espontâneas de sala de aula são oportunidades favo-
ráveis ao estudante para ganhar fluência verbal, bem como o são situações
estruturadas que estimulem a comunicação e a linguagem falada de modo
lúdico, criativo e participativo. Algumas sugestões ao professor são expostas
a seguir.
• Falar calmamente e com articulação clara, assim o estudante fará me-
lhor assimilação.
• Estabelecer contato visual sempre que for falar com a criança.
• Conversar com a turma para evitar que a criança/adolescente seja rotu-
lada pelos colegas.
• Evitar maiores exposições.
• Propor atividades ligadas à linguagem em que todos possam se expres-
sar com maior liberdade, respeitando as peculiaridades de cada um.
• Não complementar ou terminar a fala da criança/adolescente. Escutá-
-la com calma.
• Evitar expressões como “Pare e pense antes de falar”, “Respire antes
de falar” ou “Fale mais devagar”, que podem prejudicar o processo de
fala e construção do pensamento, principalmente perante os colegas.
É importante o professor demonstrar que tem tempo para escutá-la e
evitar interrompê-la no início ou meio das frases.
• Fazer perguntas claras, uma de cada vez, para que seja possível assimilar
melhor as ideias.
• Evitar momentos de tensão; normalmente esses eventos desencadeiam
a disfluência.
• Fazer leituras em grupos, já que muitas vezes a fluência ocorre com
mais tranquilidade quando se lê com um colega. Evitar momentos de
exposição com leitura em voz alta individual para toda a turma, visto
que isso só aumentará o nível de ansiedade.
• Encorajar a criança a participar de discussões em classe e jogos que não
envolvam apenas situações emocionais.
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