Page 173 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
P. 173

práticas que auxiliem a criança nesse processo.
                    12.15.1  Gestão do currículo na classe inclusiva em relação
                    ao estudante com disfluência (gagueira)
                    As situações naturais e espontâneas de sala de aula são oportunidades favo-
                    ráveis ao estudante para ganhar fluência verbal, bem como o são situações
                    estruturadas que estimulem a comunicação e a linguagem falada de modo
                    lúdico, criativo e participativo. Algumas sugestões ao professor são expostas
                    a seguir.
                    •   Falar calmamente e com articulação clara, assim o estudante fará me-
                       lhor assimilação.
                    •   Estabelecer contato visual sempre que for falar com a criança.
                    •   Conversar com a turma para evitar que a criança/adolescente seja rotu-
                       lada pelos colegas.
                    •   Evitar maiores exposições.
                    •   Propor atividades ligadas à linguagem em que todos possam se expres-
                       sar com maior liberdade, respeitando as peculiaridades de cada um.
                    •   Não complementar ou terminar a fala da criança/adolescente. Escutá-
                       -la com calma.
                    •   Evitar expressões como “Pare e pense antes de falar”, “Respire antes
                       de falar” ou “Fale mais devagar”, que podem prejudicar o processo de
                       fala e construção do pensamento, principalmente perante os colegas.
                       É importante o professor demonstrar que tem tempo para escutá-la e
                       evitar interrompê-la no início ou meio das frases.

                    •   Fazer perguntas claras, uma de cada vez, para que seja possível assimilar
                       melhor as ideias.
                    •   Evitar momentos de tensão; normalmente esses eventos desencadeiam
                       a disfluência.
                    •   Fazer leituras em grupos, já que muitas vezes a fluência ocorre com
                       mais tranquilidade quando se lê com um colega. Evitar momentos de
                       exposição com leitura em voz alta individual para toda a turma, visto
                       que isso só aumentará o nível de ansiedade.
                    •   Encorajar a criança a participar de discussões em classe e jogos que não
                       envolvam apenas situações emocionais.



                                                                        173
   168   169   170   171   172   173   174   175   176   177   178