Page 176 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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•   Desenvolver atividades de reconhecimento corporal, lateralidade, mo-
              tricidade e equilíbrio.
          •   Atuar em conjunto com os profissionais que acompanham o estudan-
              te, de modo que possam estabelecer estratégias para melhor desenvol-
              vimento do educando.
          •   Cabe ressaltar que o diagnóstico dos distúrbios relacionados à apren-
              dizagem deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar de pro-
              fissionais: psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo, neurologista e
              psiquiatra, tendo em vista a necessidade de acompanhar as alterações
              funcionais diversas que podem comprometer a aprendizagem.


          12.17 Disartria

          É uma categoria muito próxima da dispraxia, segundo Lima (2018). Com
          isso, os termos disartria e dispraxia, que implicam dificuldades para a re-
          alização e o reconhecimento do movimento da fala, podem entrelaçar-se,
          resultando em dificuldade para um diagnóstico preciso, firmado pelo pro-
          fissional especializado.
          De acordo com Gómez e Téron (2010), a disartria pode ser causada por
          uma alteração no controle muscular dos mecanismos relacionados à fala,
          geralmente ocasionada em função de uma lesão no sistema nervoso central.
          A causa mais frequente da disartria é a paralisia cerebral. Lima (2018, p.
          149) reafirma esse conceito:
          A disartria é uma perturbação da articulação da linguagem associada à alte-
          ração do controle muscular dos mecanismos da fala, tendo a sua origem em
          lesões do sistema nervoso central. A dificuldade de expressão é permanente
          e uniforme e o paciente é, geralmente, consciente do seu problema.

          A disartria corresponde ao conjunto de perturbações na expressão oral,
          ocasionadas pela inabilidade motora em músculos ligados à oralidade. Cor-
          responde a um grupo de problemas da fala ocasionados por distúrbios no
          controle muscular no mecanismo da fala. Esses transtornos neuromuscula-
          res são ocasionados por lesões em áreas distintas no cérebro, podendo a mes-
          ma especificidade apresentar variações de acordo com a extensão da lesão.
          Em geral, além de esses indivíduos apresentarem perda da capacidade de
          unir os fonemas para compor palavras, movimentos involuntários durante




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