Page 176 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
P. 176
• Desenvolver atividades de reconhecimento corporal, lateralidade, mo-
tricidade e equilíbrio.
• Atuar em conjunto com os profissionais que acompanham o estudan-
te, de modo que possam estabelecer estratégias para melhor desenvol-
vimento do educando.
• Cabe ressaltar que o diagnóstico dos distúrbios relacionados à apren-
dizagem deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar de pro-
fissionais: psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo, neurologista e
psiquiatra, tendo em vista a necessidade de acompanhar as alterações
funcionais diversas que podem comprometer a aprendizagem.
12.17 Disartria
É uma categoria muito próxima da dispraxia, segundo Lima (2018). Com
isso, os termos disartria e dispraxia, que implicam dificuldades para a re-
alização e o reconhecimento do movimento da fala, podem entrelaçar-se,
resultando em dificuldade para um diagnóstico preciso, firmado pelo pro-
fissional especializado.
De acordo com Gómez e Téron (2010), a disartria pode ser causada por
uma alteração no controle muscular dos mecanismos relacionados à fala,
geralmente ocasionada em função de uma lesão no sistema nervoso central.
A causa mais frequente da disartria é a paralisia cerebral. Lima (2018, p.
149) reafirma esse conceito:
A disartria é uma perturbação da articulação da linguagem associada à alte-
ração do controle muscular dos mecanismos da fala, tendo a sua origem em
lesões do sistema nervoso central. A dificuldade de expressão é permanente
e uniforme e o paciente é, geralmente, consciente do seu problema.
A disartria corresponde ao conjunto de perturbações na expressão oral,
ocasionadas pela inabilidade motora em músculos ligados à oralidade. Cor-
responde a um grupo de problemas da fala ocasionados por distúrbios no
controle muscular no mecanismo da fala. Esses transtornos neuromuscula-
res são ocasionados por lesões em áreas distintas no cérebro, podendo a mes-
ma especificidade apresentar variações de acordo com a extensão da lesão.
Em geral, além de esses indivíduos apresentarem perda da capacidade de
unir os fonemas para compor palavras, movimentos involuntários durante
176 Diretrizes Curriculares Maristas