Page 181 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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considera-se o quadro como existente, ao mesmo tempo em que se adere
                    à ética do cuidado, expressa na recusa da medicalização do ensino e de
                    diagnósticos duvidosos, indevidos ou inconclusos, fundamentando-se no
                    respeito aos direitos e à dignidade do estudante e de suas famílias.

                    O TDAH é mais facilmente diagnosticado na primeira infância, entre os 6 e
                    os 12 anos, quando já se iniciou o período escolar. Em função de o ambien-
                    te escolar exigir o atendimento a regras, ritmo de aprendizagem e processo
                    de ensino que exigem maior concentração, os sintomas se manifestam com
                    maior intensidade. O diagnóstico deverá ser fornecido por meio de compos-
                    tos de evidências advindas da observação, história de vida e familiar do estu-
                    dante e escala comportamental, pois não há testes psicométricos, psicológicos
                    ou laboratoriais capazes de diagnosticar o transtorno. Vale ressaltar que, nos
                    últimos anos, houve um aumento significativo de crianças fazendo tratamen-
                    to medicamentoso, via de tratamento que só deverá ser utilizada caso a crian-
                    ça tenha perdas significativas no relacionamento interpessoal e acadêmico.
                     No cotidiano escolar, as manifestações de desatenção revelam-se em falhas
                    na realização das tarefas devido a: descuido com detalhes; imprecisão no
                    trabalho produzido; desorganização das tarefas e atividades; incompreen-
                    são das instruções e recomendações docentes; não conclusão dos trabalhos;
                    descumprimento de prazos ou mau gerenciamento do tempo, entre outros.
                    Quanto à hiperatividade, são frequentes movimentos corporais excessivos,
                    saída inesperada e intempestiva dos ambientes, corrida ou subida em obje-
                    tos de modo inapropriado, interrupção ou incapacidade para manter-se em
                    atividades escolares e lúdicas, intolerância e impaciência para permanecer
                    parado ou sentado, fala em excesso, dificuldade para esperar a própria vez
                    ou esperar alguém falar, interrupção de turnos de fala ou intromissão em
                    conversas alheias, entre outros comportamentos. O TDAH não é conside-
                    rado um transtorno de aprendizagem, mas pode afetar esse processo devido
                    às dificuldades de prestar atenção e entender instruções e solicitações. A
                    equipe docente e comunidade educativa deverão deixar claros os objetivos,
                    as expectativas e intencionalidades das atividades propostas.
                    12.19.1 Gestão do currículo na classe inclusiva em relação
                    ao estudante com TDAH
                    Encontram-se listadas abaixo recomendações e sugestões de atividades di-
                    dático-pedagógicas ao professor visando à ampliação de oportunidades de
                    conhecer e lidar com TDAH.




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