Page 181 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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considera-se o quadro como existente, ao mesmo tempo em que se adere
à ética do cuidado, expressa na recusa da medicalização do ensino e de
diagnósticos duvidosos, indevidos ou inconclusos, fundamentando-se no
respeito aos direitos e à dignidade do estudante e de suas famílias.
O TDAH é mais facilmente diagnosticado na primeira infância, entre os 6 e
os 12 anos, quando já se iniciou o período escolar. Em função de o ambien-
te escolar exigir o atendimento a regras, ritmo de aprendizagem e processo
de ensino que exigem maior concentração, os sintomas se manifestam com
maior intensidade. O diagnóstico deverá ser fornecido por meio de compos-
tos de evidências advindas da observação, história de vida e familiar do estu-
dante e escala comportamental, pois não há testes psicométricos, psicológicos
ou laboratoriais capazes de diagnosticar o transtorno. Vale ressaltar que, nos
últimos anos, houve um aumento significativo de crianças fazendo tratamen-
to medicamentoso, via de tratamento que só deverá ser utilizada caso a crian-
ça tenha perdas significativas no relacionamento interpessoal e acadêmico.
No cotidiano escolar, as manifestações de desatenção revelam-se em falhas
na realização das tarefas devido a: descuido com detalhes; imprecisão no
trabalho produzido; desorganização das tarefas e atividades; incompreen-
são das instruções e recomendações docentes; não conclusão dos trabalhos;
descumprimento de prazos ou mau gerenciamento do tempo, entre outros.
Quanto à hiperatividade, são frequentes movimentos corporais excessivos,
saída inesperada e intempestiva dos ambientes, corrida ou subida em obje-
tos de modo inapropriado, interrupção ou incapacidade para manter-se em
atividades escolares e lúdicas, intolerância e impaciência para permanecer
parado ou sentado, fala em excesso, dificuldade para esperar a própria vez
ou esperar alguém falar, interrupção de turnos de fala ou intromissão em
conversas alheias, entre outros comportamentos. O TDAH não é conside-
rado um transtorno de aprendizagem, mas pode afetar esse processo devido
às dificuldades de prestar atenção e entender instruções e solicitações. A
equipe docente e comunidade educativa deverão deixar claros os objetivos,
as expectativas e intencionalidades das atividades propostas.
12.19.1 Gestão do currículo na classe inclusiva em relação
ao estudante com TDAH
Encontram-se listadas abaixo recomendações e sugestões de atividades di-
dático-pedagógicas ao professor visando à ampliação de oportunidades de
conhecer e lidar com TDAH.
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