Page 179 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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tura, escrita, a problemas de articulação e de atenção. A DPAC influencia a
aprendizagem, pois interfere no desenvolvimento cognitivo, não permitin-
do que o indivíduo faça relações coerentes entre o conhecimento que possui
e as novas informações.
Outras características comuns a crianças e adolescentes com DPAC, des-
tacadas por Canto e Silveira (2003), são: dificuldade de reconhecer pala-
vras e frases na presença de ruídos; dificuldade em acompanhar uma con-
versa com mais de uma pessoa falando ao mesmo tempo; dificuldade de
compreender palavras com duplo sentido; memória auditiva prejudicada;
problemas na produção de fala envolvendo sons; problemas de linguagem
expressiva envolvendo estrutura gramatical; irritabilidade; dificuldade de
concentração; falta de atenção; e, em alguns casos, dificuldade de relaciona-
mento com crianças da mesma idade.
12.18.1 Gestão do currículo na classe inclusiva em relação
ao estudante com desordem do processamento auditivo
central (DPAC)
Algumas recomendações pedagógicas podem ser feitas para lidar com dpac
• Quando for iniciar a fala, garantir que o estudante esteja olhando para
o professor. Se necessário, fazer uso do olhar ou do toque.
• Ampliar o tom da voz para permitir que o estudante ouça.
• Falar pausadamente, articulando melhor as palavras.
• Utilizar frases curtas.
• Não constranger ou rotular o estudante quando este não entender o foi
dito. Repetir a atividade ou a instrução várias vezes, garantindo que o
estudante compreenda o que foi proposto.
• Reduzir os barulhos da sala de aula enquanto as pessoas estiverem fa-
lando, no intuito de manter a atenção no que está sendo dito.
• Criar estratégias com atividades que estimulem a comunicação, tais
como contar histórias, recitar poesias ou atividades que envolvam mú-
sica.
• Quando perceber que o estudante estiver desatento, redirecionar sua
concentração à atividade.
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