Page 177 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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a fala e controle ineficiente da respiração (em geral curta e audível), a voz
                    é nasalar, suspirada, fraca e abafada e há alterações quanto ao ritmo e à
                    força, ocasionadas pela paralisia das pregas vocais. Com dificuldade nos
                    movimentos da língua, abertura labial estreita, fraqueza e atrofia das fibras
                    musculares, espasticidades, lentidão nos movimentos, o locutor se cansa
                    com facilidade e apresenta excesso de saliva. Os estudantes podem apresen-
                    tar dificuldade na coordenação respiratória, movimentos involuntários na
                    língua e nos lábios e espasmos de glote.

                    Estudantes com disartria podem precisar de complementação escolar com
                    atendimento em salas de recursos multifuncionais no intuito de contribuir
                    com seu processo de aprendizagem e a melhor aquisição da fala.
                    12.17.1. Gestão do currículo na classe inclusiva em relação
                    ao estudante com disartria

                    Seguem algumas indicações de atitudes, atividades e recursos de comunica-
                    ção e linguagem para práticas pedagógicas a serem adotadas pelo professor
                    em sala de aula, com foco na fala.
                    •   Utilizar tecnologias assistivas de comunicação.
                    •   Não apressar a fala do estudante. Manter contato visual enquanto o
                       educando estiver tentando se expressar oralmente, o que lhe dará se-
                       gurança.
                    •   Demonstrar interesse pelo que ele está tentando expressar.
                    •   Promover atividades em que suas habilidades se destaquem na turma.

                    •   Não demostrar impaciência quanto à lentidão da comunicação.
                    •   Em atividades expositivas, disponibilizar recursos de comunicação al-
                       ternativa, como pranchas de comunicação e vocalizadores.

                    •   Desenvolver na turma o espírito de respeito e ajuda coletiva.
                    •   Desenvolver atividades que promovam a apropriação de novos voca-
                       bulários.
                    •   Propiciar aos estudantes o contato com variedade de vocábulos que
                       permitam a aproximação progressiva do significado e dos significantes
                       da linguagem científica.






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