Page 174 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
P. 174

•   Criar oportunidades para que a criança participe de atividades que
              envolvam dramatização e leitura em coro.
          •   Em apresentações de trabalhos expositivos, deixar o estudante à von-
              tade em ler o que deverá ser dito; em muitos casos os gagos tornam-se
              fluentes na leitura.
          •   Realizar atividades e/ou brincadeiras com rimas, músicas ou instru-
              mentos musicais.

          Fontes e recursos de setores e organizações especializadas ou atividades de
          entretenimento podem constituir oportunidade de expansão de conheci-
          mento e de intercâmbio de ideias entre profissionais, estudantes e família na
          área da comunicação e linguagem3.



          12.16 Apraxia e dispraxia
          A apraxia é um distúrbio verbal ou não verbal da fala. Segundo Pressoto
          (2018), a apraxia não verbal, por um lado, é devida a um deficit na habili-
          dade de controlar movimentos voluntários da língua, dos lábios, da man-
          díbula e de outras estruturas orofaciais. Por outro lado, a apraxia verbal é
          devida ao deficit na habilidade de exercer controles motores para a correta
          articulação produtora da fala. Souza e Payão explicam essa manifestação,
          que pode ocorrer em crianças e adultos:
              O apráxico demonstra, em suas tentativas de falar, que tem clara em
              sua mente a palavra que deseja emitir, mas que não é capaz de realizar
              a programação das posturas específicas dos órgãos fonoarticulatórios
              (OFA) para produzir os sons desejados, na ordem e sequência adequa-
              das para a articulação da fala. (Souza e Payão, 2014, p. 193)
          As autoras esclarecem que a apraxia da fala é comumente chamada de
          apraxia de desenvolvimento ou desenvolvimental, quando se apresenta
          na infância, e, no adulto, recebe a denominação de apraxia adquirida ou
          apraxia verbal. Crianças com síndrome de Down podem apresentar essa
          dificuldade, segundo as autoras, assim descrita:
              As características mais comuns indicadas pelos parentes incluíram dimi-
              nuição da inteligibilidade, inconsistência nos erros da fala, dificuldade

          3  Instituto Brasileiro de Fluência: http://www.gagueira.org.br. Sugestão de filme: O Discurso do Rei. (The
          Kings Speech). Direção: Tom Hooper. Roteiro: David Seidler. Gênero: Drama. Duração: 118 min. 2010.



           174  Diretrizes Curriculares Maristas
   169   170   171   172   173   174   175   176   177   178   179