Page 171 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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Conversas sobre respeito e conceitos de diferenças são sempre bem-vindos,
tendo em vista que crianças com disfonia são comumente alvos de bullying.
Práticas de prevenção e intervenção são necessárias. Durante a adolescência,
decorrente do desenvolvimento natural, por fatores hormonais, há disfonia
transitória, que deve ser encarada com naturalidade, evitando chamar aten-
ção à variação de voz, pois em casos raros persiste desencadeada por fatores
emocionais. A maior parte das crianças respondem bem ao tratamento da
fala, e muitas dificuldades podem melhorar espontaneamente, mediante
aprendizado funcional.
12.14.1 Gestão do currículo na classe inclusiva em relação
ao estudante com transtorno da fala
Estratégias de trabalho que visam à ampliação da capacidade comunicativa
dos estudantes por meio da fala podem ser desenvolvidas pelo professor de
modo criativo e lúdico, preferencialmente estimulando situações interati-
vas e cooperativas entre pares na sala de aula, assim como a participação da
família. São apresentadas abaixo algumas sugestões.
• Observar se a família ainda não identificou a persistência dos desvios
de linguagem, comunicá-la e, se for o caso, recomendar um fonoaudi-
ólogo para acompanhar o estudante.
• Evitar continuamente correções de fala.
• Repetir a palavra corretamente para que a criança não fixe a forma
errada que pronunciou.
• Demostrar interesse na mensagem a ser transmitida pelo educando nas
atividades e interações sociais.
• Evitar ênfase no erro, capaz de gerar desconforto ao estudante.
• Evitar destaque às pronúncias erradas, mas repetir a forma correta, sem
constranger o estudante, para que tenha feedback auditivo adequado.
• Em todas as situações, articular bem as palavras e falar pausadamente
para facilitar a percepção dos fonemas.
• Promover exercícios grupais e lúdicos que trabalhem a formação silábi-
ca, jogos de palavras e vocalização das palavras e dos sons.
• Realizar atividades com músicas e rimas, sugerindo que as crianças
escutem a música e repitam as estrofes, o que ajudará a trabalhar com
a audição e a fala.
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