Page 166 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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repercutirão no desenvolvimento escolar do educando, tais como separação
          dos pais ou falecimento de um familiar.
          Questões afetivo-emocionais, por muitas vezes, interferem no processo de
          aprendizagem e não estão relacionadas a transtornos, entretanto é impor-
          tante identificar que muitos distúrbios e outras patologias, apesar de não in-
          fluenciarem no aspecto da inteligência, acarretam dificuldades no processo
          de aprendizagem, pois estão relacionados ao desenvolvimento cognitivo e
          social do educando.

          Em uma perspectiva clínica, os transtornos podem coexistir com as dificul-
          dades de aprendizagem, entretanto são fatores intrísecos ao indivíduo. Os
          distúrbios também são fatores intrínsecos, que resultam em dificuldades de
          aprendizagem, porém existem em função do comprometimento neuroló-
          gico em funções específicas do SNC. Manifestam-se por problemas relacio-
          nados à aquisição e ao uso da fala, leitura, escrita, escuta e do raciocínio ou
          de habilidades matemáticas.

          Entendendo que as dificuldades podem advir de fatores internos ou mesmo
          de questões emocionais e sociais, é importante que as causas sejam desco-
          bertas e que o educador tenha conhecimento sobre as patologias, a fim de
          auxiliar o desenvolvimento do processo educativo do estudante.
          Visto que estudantes que apresentam algum diagnóstico de síndrome,
          transtorno, distúrbio ou deficiência carecem de maior atenção, métodos de
          ensino adequados e estímulos diferenciados e positivos, compete ao profes-
          sor e à escola conhecer os diagnósticos de seus educandos e utilizar de novas
          estrátegias que auxiliem sua prática, no intuito de tornar o processo educa-
          cional mais acolhedor e inclusivo para o educando.
          Em geral, os professores ainda não estão preparados para perceber o que di-
          ficulta ou mesmo o que impede o aprendizado de seu educando. As síndro-
          mes, os transtornos e distúrbios mencionados, assim como as deficiências
          fisio-motoras, compõem o contexto da educação inclusiva, uma vez que es-
          ses educandos enfretam, além das dificuldades de aprendizagem, problemas
          com aceitação e integração social, autoestima e permancência na escola.
          Vale salientar que a educação inclusiva visa assegurar que o educando fre-
          quente a escola regular, participe das atividades escolares e consiga desen-
          volver suas potencialidades. Nessa perspectiva, serão abordados alguns con-
          ceitos de patologias que podem se apresentar no contexto escolar e possíveis
          estratégias que visam auxiliar o professor na sua prática em sala de aula.



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