Page 162 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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espontânea. Manifestam-se como disgrafia (alterações no traçado das letras)
          e disortografia (alterações ortográficas na escrita das palavras não esperadas
          para determinada faixa etária e escolaridade). A disgrafia e a disortografia
          podem estar associadas ou não às dislexias.

          O DSM-5 (APA, 2014) acrescenta nas alterações da escrita a imprecisão na
          gramática e na pontuação, bem como a falta de clareza ou desorganização
          da expressão escrita.
          São verificadas as seguintes dificuldades, entre outras:
          •   precisão na ortografia;
          •   precisão na gramática e na pontuação;

          •   clareza ou organização da expressão escrita.
          Em relação à clareza e organização da expressão escrita, pode-se identificar:
          incoordenação motora (geral e fina); rasuras excessivas e erros na escrita;
          imprecisão no traçado das letras; dificuldade na disposição da produção
          gráfica no espaço.

          A disortografia é uma dificuldade da escrita no que diz respeito ao uso cor-
          reto das letras, destacando-se: substituição (bente/pente); omissão (dete/
          dente); transposição (encrontar/encontrar); fragmentação e agregação de
          letras (muito/muito; pasta de dente).
          Tal situação deve ser diferenciada da de estudantes que estão em processo
          de alfabetização e letramento, cujas manifestações são circunstanciais e es-
          porádicas. É possível encontrar em alguns estudantes associação de dislexia,
          disgrafia e disortografia. A atenção deve voltar-se, portanto, para aspectos
          socioafetivos e emocionais além da competência acadêmica.
          Atividades que envolvam o esquema corporal, a coordenação geral e moto-
          ra-fina e o grafismo são indicadas para atuar na disgrafia.
          12.10.3 Referente à matemática (discalculia)
          O DSM-5 (APA, 2014) relaciona como dificuldades na matemática as al-
          terações: no senso numérico; na memorização de fatos numéricos, na pre-
          cisão ou fluência de cálculo e precisão no raciocínio matemárico. Assim
          como a linguagem oral e escrita, as habilidades lógico-matemáticas estão
          centradas em áreas especificas do cérebro. Os primeiros anos do ensino
          fundamental são de extrema importância para a maturação cerebral a partir




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