Page 162 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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espontânea. Manifestam-se como disgrafia (alterações no traçado das letras)
e disortografia (alterações ortográficas na escrita das palavras não esperadas
para determinada faixa etária e escolaridade). A disgrafia e a disortografia
podem estar associadas ou não às dislexias.
O DSM-5 (APA, 2014) acrescenta nas alterações da escrita a imprecisão na
gramática e na pontuação, bem como a falta de clareza ou desorganização
da expressão escrita.
São verificadas as seguintes dificuldades, entre outras:
• precisão na ortografia;
• precisão na gramática e na pontuação;
• clareza ou organização da expressão escrita.
Em relação à clareza e organização da expressão escrita, pode-se identificar:
incoordenação motora (geral e fina); rasuras excessivas e erros na escrita;
imprecisão no traçado das letras; dificuldade na disposição da produção
gráfica no espaço.
A disortografia é uma dificuldade da escrita no que diz respeito ao uso cor-
reto das letras, destacando-se: substituição (bente/pente); omissão (dete/
dente); transposição (encrontar/encontrar); fragmentação e agregação de
letras (muito/muito; pasta de dente).
Tal situação deve ser diferenciada da de estudantes que estão em processo
de alfabetização e letramento, cujas manifestações são circunstanciais e es-
porádicas. É possível encontrar em alguns estudantes associação de dislexia,
disgrafia e disortografia. A atenção deve voltar-se, portanto, para aspectos
socioafetivos e emocionais além da competência acadêmica.
Atividades que envolvam o esquema corporal, a coordenação geral e moto-
ra-fina e o grafismo são indicadas para atuar na disgrafia.
12.10.3 Referente à matemática (discalculia)
O DSM-5 (APA, 2014) relaciona como dificuldades na matemática as al-
terações: no senso numérico; na memorização de fatos numéricos, na pre-
cisão ou fluência de cálculo e precisão no raciocínio matemárico. Assim
como a linguagem oral e escrita, as habilidades lógico-matemáticas estão
centradas em áreas especificas do cérebro. Os primeiros anos do ensino
fundamental são de extrema importância para a maturação cerebral a partir
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