Page 160 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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•   Propor a construção coletiva de um dicionário, auxiliando-o na aquisi-
              ção de novos vocabulários.
          •   Agir de forma tranquila e segura, para que os estudantes se sintam con-
              fortáveis em solicitar ajuda ou tirar dúvidas.

          •   Propor atividades que estimulem o prazer em ler e escrever, respeitando
              o ritmo do educando e auxiliando o estudante sempre que necessário.
          •   Elogiar os avanços e estimular o educando a galgar novos desafios. Não
              enfatizar erros e ressaltar os pequenos acertos.
          •   Enfatizar os acertos e não destacar os erros nos trabalhos (marcá-los
              com a caneta, para não fixá-los). Observar se há coesão de ideias e
              apontar os caminhos, permitindo que se reconstrua sua escrita, quan-
              do possível.

          •   Manter o estudante nas primeiras cadeiras, diminuindo estímulos ex-
              ternos para evitar a dispersão.
          •   Certificar-se de que o estudante compreendeu a tarefa proposta.

          •   Estimular o uso das agendas diárias.
          •   Permitir o uso de gravadores e calculadoras, tendo em vista as dificul-
              dades em anotar e prestar atenção ao mesmo tempo.
          •   Em atividades de leitura e escrita, permitir ao estudante dispor de mais
              tempo.
          •   Não exigir leitura coletiva em sala de aula, porém incentivá-lo a parti-
              cipar das atividades.
          •   Em apresentações de trabalho, permitir que o disléxico apresente por
              meio de gravuras, gráficos, desenhos, vídeos, colagens, entre outras
              formas criativas.
          •   Desenvolver técnicas de memorização de fórmulas e conceitos, ensi-
              nando-o a fazer anotações que sintetizem o conteúdo ministrado em
              aula.
          •   Utilizar materiais que permitam a visualização gráfica, para facilitar o
              acompanhamento e entendimento do texto escrito.
          •   Evitar, sempre que possível, cópia de textos longos. Se necessário, for-
              neça uma fotocópia.




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