Page 163 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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de estímulos adequados, mediante ações matemáticas com objetivos reais,
práticos e concretos, pautadas pelo cotidiano estudantil, que gradualmente
vão sendo trabalhadas para transição ao abstrato, em que o entendimento se
dá a partir de símbolos numéricos.
A discalculia corresponde a um distúrbio que impede a criança de compre-
ender os processos e princípios matemáticos em função de uma desordem
no SNC. Em pesquisa realizada por Silva e Santos (2011) com testes psico-
lógicos, crianças com discalculia apresentaram deficits específicos em me-
mória operacional visuoespacial e comprometimento em processamento
numérico e cálculo.
Não raramente, a discalculia manifesta-se articulada com outras dificul-
dades linguísticas, perceptuais de símbolos, dificuldades de agrupamento e de
atenção. O indivíduo apresenta dificuldade em reconhecer, ler e escrever
os números, em conceituar quantidades numéricas, em reconhecer sinais
operacionais. Apresenta desorientação espacial, enfrenta dificuldades em
posicionar os números adequadamente, inabilidade de operações aritmé-
ticas, comprometimento em cálculos mentais, inabilidade em formar se-
quências de números, memória auditiva de curto prazo comprometida,
não alcançando a proficiência adequada para seu nível de escolarização e
capacidade intelectual.
As principais desordens matemáticas correspondem à acalculia e discalculia
— ambas correspondem ao comprometimento da capacidade de realizar
operações aritméticas e de sequenciar o raciocínio lógico-matemático. A
diferença entre essas perturbações refere-se à etiologia das dificuldades. A
acalculia origina-se em decorrência de lesões cerebrais adquiridas (CIPO-
LOTTI; BUTTERWORTH; DENES, 1991), enquanto a discalculia rela-
ciona-se com o processo de maturação das habilidades lógico- matemáticas
durante o desenvolvimento.
12.10.3.1 Gestão do currículo na classe inclusiva para o es-
tudante com discalculia
Orientações aos professores nas atividades acadêmicas de matemática são
enumeradas abaixo.
• Iniciar a aula relembrando a aula anterior.
• Desenvolver atividades com recursos gráficos, figuras e formas, levan-
do o estudante à observação de detalhes, semelhanças, diferenças, vo-
lumes etc.
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