Page 163 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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de estímulos adequados, mediante ações matemáticas com objetivos reais,
                    práticos e concretos, pautadas pelo cotidiano estudantil, que gradualmente
                    vão sendo trabalhadas para transição ao abstrato, em que o entendimento se
                    dá a partir de símbolos numéricos.

                    A discalculia corresponde a um distúrbio que impede a criança de compre-
                    ender os processos e princípios matemáticos em função de uma desordem
                    no SNC. Em pesquisa realizada por Silva e Santos (2011) com testes psico-
                    lógicos, crianças com discalculia apresentaram deficits específicos em me-
                    mória operacional visuoespacial e comprometimento em processamento
                    numérico e cálculo.
                    Não raramente, a discalculia manifesta-se articulada com outras dificul-
                    dades linguísticas, perceptuais de símbolos, dificuldades de agrupamento e de
                    atenção. O indivíduo apresenta dificuldade em reconhecer, ler e escrever
                    os números, em conceituar quantidades numéricas, em reconhecer sinais
                    operacionais. Apresenta desorientação espacial, enfrenta dificuldades em
                    posicionar os números adequadamente, inabilidade de operações aritmé-
                    ticas, comprometimento em cálculos mentais, inabilidade em formar se-
                    quências de números, memória auditiva de curto prazo comprometida,
                    não alcançando a proficiência adequada para seu nível de escolarização e
                    capacidade intelectual.
                    As principais desordens matemáticas correspondem à acalculia e discalculia
                    — ambas correspondem ao comprometimento da capacidade de realizar
                    operações aritméticas e de sequenciar o raciocínio lógico-matemático. A
                    diferença entre essas perturbações refere-se à etiologia das dificuldades. A
                    acalculia origina-se em decorrência de lesões cerebrais adquiridas (CIPO-
                    LOTTI; BUTTERWORTH; DENES, 1991), enquanto a discalculia rela-
                    ciona-se com o processo de maturação das habilidades lógico- matemáticas
                    durante o desenvolvimento.
                    12.10.3.1 Gestão do currículo na classe inclusiva para o es-
                    tudante com discalculia

                    Orientações aos professores nas atividades acadêmicas de matemática são
                    enumeradas abaixo.
                    •   Iniciar a aula relembrando a aula anterior.
                    •   Desenvolver atividades com recursos gráficos, figuras e formas, levan-
                       do o estudante à observação de detalhes, semelhanças, diferenças, vo-
                       lumes etc.


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