Page 164 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
P. 164

•   Promover ações que possibilitem o aprimoramento das orientações
              espaciais.
          •   Elaborar guias e/ou esquemas para que o estudante saiba encarar e
              identificar adequadamente os erros.

          •   Ter paciência com as dificuldades do estudante, explicando o quanto
              for necessário até à compreensão dos conteúdos.
          •   Compreender o estudante por não terminar uma atividade e orientá-lo
              na realização.
          •   Proporcionar situações concretas na problematização de questões.
          •   Elaborar códigos e esquematizações visuais, sublinhados na lousa, que
              ajudem a concentrar a atenção dos estudantes nos expoentes, nas variá-
              veis, nos sinais de operações, o que facilita a sua compreensão.
          •   Elaborar questões contextualizadas, claras e diretas em instrumentos
              avaliativos, com diminuição de alternativas.
          •   Disponibilizar tempo estendido para que o estudante realize as ativi-
              dades avaliativas.
          •   Certificar-se de que o estudante compreendeu o comando das ativida-
              des propostas.
          •   Utilizar recursos de mídia e software para subsidiar a aprendizagem.

          •   Ensinar Matemática a partir de experiências significativas do cotidiano
              estudantil, significando os conteúdos, colocando-os em sintonia com a
              vida prática e despertando o interesse do estudante.
          •   Permitir o uso de calculadoras e tabuadas, sempre que possível.
          •   Utilizar de jogos educacionais e gincanas durante as aulas, no intuito
              de auxiliar e favorecer a aprendizagem.

          As dificuldades podem manifestar-se em:
          •   aprendizagem e reconhecimento dos números;
          •   precisão e fluência de cálculo;
          •   memorização de dados numéricos;

          •   precisão no raciocínio matemático.




          164  Diretrizes Curriculares Maristas
   159   160   161   162   163   164   165   166   167   168   169