Page 170 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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•   Propor atividades que estimulem a aquisição e fixação de novos voca-
              bulários.
          •   Propiciar aos estudantes o contato com variedade de vocábulos que
              permitam a aproximação progressiva do significado e dos significantes
              da linguagem científica.
          •   Promover atividades em que suas habilidades se destaquem.
          •   Contextualizar os conteúdos curriculares. Há estudantes com dificul-
              dade em reconhecer o significado, entendendo a mensagem por meio
              do contexto.
          •   Quando possível, fazer a leitura dos itens dos instrumentos avaliativos.

          •   Contextualizar as questões avaliativas, facilitando a compreensão do
              educando pela situação envolvida.
          •   Posicionar o estudante nas primeiras cadeiras, de modo que fique o
              mais próximo possível do professor. Para auxiliar sua compreensão,
              utilizar recursos didáticos de apoio como imagens, vídeos, texturas,
              formas e volumes.
          •   Identificar as áreas com maiores habilidades e aptidões e estimular o
              estudante, dando-lhe confiança e favorecendo sua autoestima.


          12.14 Transtorno da fala
          O transtorno da fala caracteriza-se por dificuldade na produção da fala
          inteligível ou pelo impedimento da comunicação verbal. O início se dá
          precocemente no desenvolvimento, não se devendo a condições estruturais,
          sensoriais ou neuromotoras, segundo o DSM-5 (APA, 2014). A etiologia
          do distúrbio de fonação pode ser por vias orgânicas e/ou funcionais. O
          transtorno da fala se manifesta nos aspectos fonológicos e de articulação.
          O desvio na articulação de fonemas já foi conhecido por dislalia, que pode
          ser considerada natural antes dos 8 anos de idade, podendo os fonemas ser
          aprendidos mais tarde. A maior parte dos sons da fala pode ser aprendida
          com precisão até os 7 anos de idade. Alterações podem ocorrer com im-
          precisão fonológica de alguns fonemas, devido à posição inadequada da
          língua ou à imaturidade. Podem ser devidas, também, à condição genética,
          a exemplo da síndrome de Down.






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