Page 172 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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• Realizar atividades que contribuam para que a criança assimile sons e
ruídos.
Estreitar a relação entre família, escola e profissionais que acompanham o
estudante é fundamental para a eficácia do trabalho e o desenvolvimento
significativo da criança.
12.15 Transtorno da fluência com início na infância (gagueira)
A perturbação na fluência verbal e no padrão temporal da fala é desta-
cada no DSM-5 (APA, 2014) com as seguintes manifestações: repetições
de sons e sílabas; prolongamento sonoro das consoantes e vogais; palavras
interrompidas; bloqueios audíveis ou silenciosos; palavras produzidas com
excesso de tensão; repetições de monossílabos. Todas as situações mencio-
nadas fazem-se acompanhar de ansiedade e comprometem a comunicação e
a participação social, entre outros aspectos. O transtorno da fluência não se
explica por razões sensoriais, motoras ou neurológicas.
O transtorno da fluência geralmente se manifesta na infância, durante a
fase de desenvolvimento da linguagem, podendo também estar relacionado
a fatores psicológicos. O caso mais comum da disfluência é a gagueira. É
comum que, na fase da pré-escola, quando as crianças estão aprendendo a
falar, cometam erros ao pronunciar palavras e frases, situação esta que não
caracteriza transtorno da fluência, pois faz parte do processo de assimilação
e diminui com o tempo. Já a continuidade da hesitação na fala, as pausas
longas, a repetição de palavras acompanhada de movimentos repetitivos, a
demonstração de esforço para falar, os movimentos motores repetitivos e a
falta ou a ausência de contato visual são situações que exigem atenção, pois
são características comuns dessa condição.
A criança com transtorno da fluência normalmente enfrenta problemas
para se socializar e é constantemente alvo de críticas ou repreensões, o que
aumenta os níveis de tensão e ansiedade, que tendem a agravar o problema
no processo de relações sociais, autoestima e aprendizagem. Em geral se
isolam e seu rendimento acadêmico cai. A insegurança, a timidez e o medo
de serem ridicularizadas pela turma agrava o quadro, portanto atitudes po-
sitivas devem ser cultivadas, e conversas com a turma quanto ao respeito
às diferenças e à beleza da alteridade devem ser promovidas. O estudante
deve ser acompanhado por fonoaudiólogo, que lhe dará mais segurança,
melhorará sua fluência e sua socialização. O professor pode utilizar algumas
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