Page 175 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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no sequenciamento dos sons e movimentos orais e um padrão de lingua-
gem receptiva superior à expressiva (SOUZA; PAYÃO, 2014, p. 195).
As autoras esclarecem, ainda, a importância de considerar que a apraxia
difere das alterações articulatórias anteriormente discutidas neste texto,
uma vez que estudos realizados levantam a hipótese de que a apraxia do
desenvolvimento pode ser um distúrbio de fala geneticamente transmitido.
Quando adquirida na fase adulta, deve-se a dano cerebral no hemisfério
esquerdo do cérebro. Em ambos os casos, demanda procedimentos fonoau-
diológicos de abordagem motora para seu tratamento.
A dispraxia é uma dificuldade nas funções descritas anteriormente, mas
apresentada em nível mais brando. Para Lima, a dispraxia se caracteriza
por “um deficit de execução de gestos ou padrões motores complexos, com
ausência de deficit motor que impeça a realização de movimentos de forma
independente” (Lima, 2018, p. 156).
12.16.1 Gestão do currículo na classe inclusiva em relação
ao estudante com apraxia e dispraxia
A seguir, sugestões para atividades docentes.
• Em casos severos, dispor de material assistivo como engrossador de
lápis, cadeiras que comportem o educando sentado confortavelmente
e seguro.
• Utilizar técnicas que possibilitem o conhecimento e controle do corpo.
A técnica de relaxamento e respiração auxilia no descondicionamento
de posturas.
• Realizar atividades que possibilitem o desenvolvimento de noções glo-
bais do corpo.
• Não apressar o estudante quando este se impactar diante de alguma
situação. Tentar acalmá-lo, para evitar insegurança por não conseguir
realizar o que deseja.
• Priorizar, em atividades lúdicas, a execução com objetos concretos, mais
fácil para o educando. Por exemplo, se dado ao estudante um telefone
e pedido para que faça de conta que o está utilizando, ele conseguirá
concluir a ação. Se solicitada a mesma execução sem o objeto concreto,
o estudante pode não ter a imagem mental do que deverá ser feito.
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