Page 182 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
P. 182

•   Utilizar recursos visuais e auditivos durante as aulas e também para
              fixação de datas e prazos.
          •   Elaborar instruções, orientações e comandos diretos, claros, sucintos.
          •   Solicitar leitura oral, capaz de auxiliar na fixação das informações.
          •   Sugerir que o estudante esboce por meio de vias alternativas as infor-
              mações trabalhadas durante a aula.
          •   Na leitura em sala (coletiva ou individual), ressaltar as ideias funda-
              mentais do texto.

          •   Discutir com a turma questões relevantes antes da leitura dos textos e
              após.
          •   Em aula que requerer material diferenciado trazido pelo estudante,
              relembrar a turma constantemente, podendo fazer uso de recursos vi-
              suais para isso, como calendário expositivo, cartaz etc; caso o estudante
              com TDAH esqueça, disponibilizar o material necessário, devendo
              tomar cuidado para não acostumá-lo e deixá-lo dependente.

          •   Incentivar a utilização de agenda.
          •   Durante as atividades, dar instruções parceladas, uma por vez.
          •   Iniciar as aulas sempre com tarefas simples e gradualmente mudar para
              atividades mais complexas.

          •   Iniciar as aulas com as atividades que requerem mais atenção, deixando
              as mais flexíveis para o final.
          •   Orientar o estudante a administrar o tempo de cada atividade, pois co-
              mumente o educando se distrai e não consegue concluir as atividades
              propostas.
          •   Em avaliações, se possível, proporcionar um ambiente mais calmo e
              tranquilo.
          •   Quando necessário, disponibilizar mais tempo para realização da ati-
              vidade avaliativa.
          •   Na conclusão do instrumento avaliativo, solicitar que o estudante che-
              que suas respostas.






          182  Diretrizes Curriculares Maristas
   177   178   179   180   181   182   183   184   185   186   187