Page 182 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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• Utilizar recursos visuais e auditivos durante as aulas e também para
fixação de datas e prazos.
• Elaborar instruções, orientações e comandos diretos, claros, sucintos.
• Solicitar leitura oral, capaz de auxiliar na fixação das informações.
• Sugerir que o estudante esboce por meio de vias alternativas as infor-
mações trabalhadas durante a aula.
• Na leitura em sala (coletiva ou individual), ressaltar as ideias funda-
mentais do texto.
• Discutir com a turma questões relevantes antes da leitura dos textos e
após.
• Em aula que requerer material diferenciado trazido pelo estudante,
relembrar a turma constantemente, podendo fazer uso de recursos vi-
suais para isso, como calendário expositivo, cartaz etc; caso o estudante
com TDAH esqueça, disponibilizar o material necessário, devendo
tomar cuidado para não acostumá-lo e deixá-lo dependente.
• Incentivar a utilização de agenda.
• Durante as atividades, dar instruções parceladas, uma por vez.
• Iniciar as aulas sempre com tarefas simples e gradualmente mudar para
atividades mais complexas.
• Iniciar as aulas com as atividades que requerem mais atenção, deixando
as mais flexíveis para o final.
• Orientar o estudante a administrar o tempo de cada atividade, pois co-
mumente o educando se distrai e não consegue concluir as atividades
propostas.
• Em avaliações, se possível, proporcionar um ambiente mais calmo e
tranquilo.
• Quando necessário, disponibilizar mais tempo para realização da ati-
vidade avaliativa.
• Na conclusão do instrumento avaliativo, solicitar que o estudante che-
que suas respostas.
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