Page 186 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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•   Na avaliação escrita, utilizar enunciados curtos e objetivos.
          •   Privilegiar questões de múltipla escolha em testes e provas ou questões
              para completar lacunas.
          •   Utilizar ilustrações e gravuras que possam ser adicionadas como res-
              postas.
          •   Utilização de portifólio ou similares.
          •   Identificar o estilo de aprendizagem do estudante, por meio de múlti-
              plas atividades.

          •   Utilizar atividades mais curtas que possam ser entregues dentro do
              período da aula.
          •   Programar atividades a serem executadas com consulta a material de
              apoio.
          A família é uma parceira privilegiada e sua articulação com a escola é im-
          prescindível, para conhecimento sobre o estudante e tomada de decisões
          compartilhadas. Orientar a família sobre a organização e rotina de estudo
          ajuda a melhorar os resultados escolares. Lembrar, ainda, a importância
          de incluir o estudante nas atividades da família extensa, de modo a receber
          apoio e acolhida e sentir-se aceito. As orientações sobre comportamento
          podem ser ampliadas aos ambientes e momentos familiares. Cabe à escola
          apoiar também a família e contar com seus membros em todos os aspectos
          que favoreçam a aprendizagem e o desenvolvimento integral do estudante.
          12.19.2 Algumas fontes para ampliar a pesquisa sobre estu-
          dante com TDAH
          •   Associação Brasileira do Déficit de Atenção: http://www.tdah.org.br.
          •   TDAH e você: http://www.tdahevoce.com.br.
          •   Instituto Paulista de Déficit de Atenção – IPDA:
              http://www.dda-deficitdeatencao.com.br.
          •   Vídeo. TDAH – Prof. Paulo Mattos – Globo News – Entrevista com-
              pleta. Link: https://www.youtube.com/watch?v=Ylqh_3UVtzM. Du-
              ração: 24 min.








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