Page 186 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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• Na avaliação escrita, utilizar enunciados curtos e objetivos.
• Privilegiar questões de múltipla escolha em testes e provas ou questões
para completar lacunas.
• Utilizar ilustrações e gravuras que possam ser adicionadas como res-
postas.
• Utilização de portifólio ou similares.
• Identificar o estilo de aprendizagem do estudante, por meio de múlti-
plas atividades.
• Utilizar atividades mais curtas que possam ser entregues dentro do
período da aula.
• Programar atividades a serem executadas com consulta a material de
apoio.
A família é uma parceira privilegiada e sua articulação com a escola é im-
prescindível, para conhecimento sobre o estudante e tomada de decisões
compartilhadas. Orientar a família sobre a organização e rotina de estudo
ajuda a melhorar os resultados escolares. Lembrar, ainda, a importância
de incluir o estudante nas atividades da família extensa, de modo a receber
apoio e acolhida e sentir-se aceito. As orientações sobre comportamento
podem ser ampliadas aos ambientes e momentos familiares. Cabe à escola
apoiar também a família e contar com seus membros em todos os aspectos
que favoreçam a aprendizagem e o desenvolvimento integral do estudante.
12.19.2 Algumas fontes para ampliar a pesquisa sobre estu-
dante com TDAH
• Associação Brasileira do Déficit de Atenção: http://www.tdah.org.br.
• TDAH e você: http://www.tdahevoce.com.br.
• Instituto Paulista de Déficit de Atenção – IPDA:
http://www.dda-deficitdeatencao.com.br.
• Vídeo. TDAH – Prof. Paulo Mattos – Globo News – Entrevista com-
pleta. Link: https://www.youtube.com/watch?v=Ylqh_3UVtzM. Du-
ração: 24 min.
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