Page 191 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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Parte IV
Práticas
educacionais sob
a perspectiva de
classes inclusivas
—Tópico II
13. COLETÂNEA CONCEITUAL E POSSIBILIDADES PRÁTICAS
Algumas condições consideradas na categoria de necessidades educacionais
especiais são abordadas a seguir, neste documento de diretrizes. Tais condi-
ções foram colocadas em destaque neste trabalho porque foram identifica-
das ou diagnosticadas em nossos estudantes.
13.1 Síndromes
13.1.1 Síndrome de Tourette
A síndrome de Gilles de la Tourette, mais conhecida como síndrome de
Tourette (ST) é uma patologia associada ao comprometimento psicológico
e social que acarreta alterações significativas na vida social, familiar e escolar
dos indivíduos.
De acordo com a perspectiva neuropsiquiátrica, a síndrome de Tourette
é um distúrbio genético neurológico, caracterizado por fenômenos com-
pulsivos involuntários, que resultam em uma série repentina de múltiplos
tiques motores e um ou mais tiques vocais, associados por várias manifes-
tações corporais, podendo incluir distúrbios obsessivo-compulsivos e pro-
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