Page 191 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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Parte IV




                    Práticas



                    educacionais sob


                    a perspectiva de


                    classes inclusivas


                      —Tópico II





                    13. COLETÂNEA CONCEITUAL E POSSIBILIDADES PRÁTICAS
                    Algumas condições consideradas na categoria de necessidades educacionais
                    especiais são abordadas a seguir, neste documento de diretrizes. Tais condi-
                    ções foram colocadas em destaque neste trabalho porque foram identifica-
                    das ou diagnosticadas em nossos estudantes.

                    13.1 Síndromes

                    13.1.1 Síndrome de Tourette
                    A síndrome de Gilles de la Tourette, mais conhecida como síndrome de
                    Tourette (ST) é uma patologia associada ao comprometimento psicológico
                    e social que acarreta alterações significativas na vida social, familiar e escolar
                    dos indivíduos.
                    De acordo com a perspectiva neuropsiquiátrica, a síndrome de Tourette
                    é um distúrbio genético neurológico, caracterizado por fenômenos com-
                    pulsivos involuntários, que resultam em uma série repentina de múltiplos
                    tiques motores e um ou mais tiques vocais, associados por várias manifes-
                    tações corporais, podendo incluir distúrbios obsessivo-compulsivos e pro-




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