Page 192 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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blemas vinculados com a atenção e a aprendizagem. Outros sintomas estão
relacionados à dificuldade de dormir, ansiedade e a problemas de integra-
ção visuomotora, além de a síndrome poder vir associada a comorbidades,
como: transtorno de ansiedade, oposição desafiante, depressão e deficit de
atenção e hiperatividade. Os tiques se apresentam geralmente na infância,
iniciando já aos dois anos, com variação e elevação na adolescência.
A causa da síndrome ainda é desconhecida, mas alguns estudos apontam
que a ST é causada por um distúrbio genético, além de fatores neurológi-
cos associados. Segundo Relvas (2010), os núcleos da base do cerebelo e o
tronco encefálico são estruturas envolvidas na patologia, pois apresentam
desequilíbrio dos neurotransmissores, responsáveis pelos tiques.
Os tiques motores mais complexos podem ser lentos e parecer propositais,
incluindo imitações de gestos realizados por outras pessoas, podendo ser
comuns (ecocinese) ou obscenos (ecopraxia). É possível observar, frequen-
temente, compulsões e gestos banalizados, assim como movimentos violen-
tos e arremesso de objetos. Manifesta-se ainda com movimentos corporais
súbitos, caretas e comportamentos repetitivos (por exemplo, piscar os olhos
excessivamente e involuntariamente).
Outro aspecto da ST é relacionado aos tiques verbais com emissão de sons,
ruídos, gritos, risos involuntários, repetição de palavras que ele/a ou outra
pessoa acabou de dizer (ecolalia) e ainda com falas inapropriadas (coprola-
lia), tais como palavrões.
Os tiques apresentam piora diante de eventos estressantes e são normalmente
reduzidos durante o sono e em algumas atividades que exijam concentração.
Cabe mencionar que há fases em que os tiques são mais recorrentes, enquanto
em outros momentos eles aparecem esporadicamente ou não se apresentam.
Tendo em vista as características peculiares da síndrome de Tourette, é ne-
cessário compreender que os sintomas corporais e verbais (tiques) fogem ao
controle da criança, não podendo ser entendidos como comportamentos
propositais.
Alguns tratamentos para tranquilizar o estudante, como a terapia compor-
tamental, podem auxiliar em casos leves, porém, em casos mais graves, são
utilizados fármacos que atenuam os sintomas. No entanto, estes podem
ocasionar efeitos indesejáveis, como sonolência e menor aptidão para con-
centração e aprendizado, uma vez que os medicamentos podem causar len-
tidão no raciocínio. O acompanhamento do dia a dia do estudante na sala
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