Page 195 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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13.1.2 Síndrome de Irlen
A síndrome de Irlen, também conhecida como dislexia perceptual de leitu-
ra, é um distúrbio visuoperceptual causado por um desequilíbrio da capaci-
dade de adequação à luz que resulta em alterações no córtex visual e deficits
na leitura, visto que as distorções visuais interferem no processamento de
letras, números e símbolos. Cabe mencionar que a síndrome causa uma
disfunção da percepção relacionada a deficits na codificação e decodificação
das informações visuais pelo SNC, não sendo uma patologia ligada direta-
mente aos olhos. A causa da síndrome é hereditária, embora os pais possam
apresentar os sintomas com intensidades diferentes. Pode ocorrer em pesso-
as de todas as idades.
O sintoma mais comum referente à síndrome é a visão distorcida: as pessoas
têm a impressão de que as letras tremem, se distorcem, vibram, desapare-
cem e se movimentam. Os graus de intensidade dos sintomas variam de
uma pessoa para outra.
As imagens distorcidas ilustradas nas Figuras 9 e 10, a seguir, representam
uma ideia de como é a percepção visual de uma pessoa diagnosticada com
síndrome de Irlen.
Figura 9. Exemplo de perceção visual da pessoa com síndrome de Irlen.
Fonte: Google Imagens.
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