Page 195 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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13.1.2 Síndrome de Irlen
                    A síndrome de Irlen, também conhecida como dislexia perceptual de leitu-
                    ra, é um distúrbio visuoperceptual causado por um desequilíbrio da capaci-
                    dade de adequação à luz que resulta em alterações no córtex visual e deficits
                    na leitura, visto que as distorções visuais interferem no processamento de
                    letras, números e símbolos. Cabe mencionar que a síndrome causa uma
                    disfunção da percepção relacionada a deficits na codificação e decodificação
                    das informações visuais pelo SNC, não sendo uma patologia ligada direta-
                    mente aos olhos. A causa da síndrome é hereditária, embora os pais possam
                    apresentar os sintomas com intensidades diferentes. Pode ocorrer em pesso-
                    as de todas as idades.
                    O sintoma mais comum referente à síndrome é a visão distorcida: as pessoas
                    têm a impressão de que as letras tremem, se distorcem, vibram, desapare-
                    cem e se movimentam. Os graus de intensidade dos sintomas variam de
                    uma pessoa para outra.

                    As imagens distorcidas ilustradas nas Figuras 9 e 10, a seguir, representam
                    uma ideia de como é a percepção visual de uma pessoa diagnosticada com
                    síndrome de Irlen.

                    Figura 9. Exemplo de perceção visual da pessoa com síndrome de Irlen.























                                                                Fonte: Google Imagens.



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