Page 198 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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de aula, o educador pode auxiliar a minimizar os problemas de aprendi-
          zagem ocasionados em função da síndrome, com práticas alternativas e
          motivadoras.
          13.1.2.1 Gestão do currículo na classe inclusiva em relação
          ao estudante com síndrome de Irlen
          A seguir, são apresentadas orientações para a prática pedagógica.
          •   Manter a luz natural da sala de aula pelo maior tempo possível, pois as
              lâmpadas podem causar maior desconforto para as crianças.
          •   Não manter a criança sentada abaixo das lâmpadas, priorizando um
              lugar onde a luz não seja projetada diretamente.

          •   Reduzir ao máximo as atividades que necessitem de projeções, como
              datashow ou retroprojetores — a iluminação advinda da projeção difi-
              cultará a leitura e o acompanhamento da atividade.
          •   Evitar a exposição, no ambiente da sala de aula, de desenhos e figuras
              como papel de parede. Os desenhos podem causar uma fadiga visual
              em função das distorções visuais.
          •   No uso do computador, recomendar que o educando diminua o con-
              traste e o brilho da tela.

          •   Preparar atividades de leitura e escrita com papéis de fundo colorido,
              sempre que possível.
          •   Indicar ao estudante que utilize o livro e o caderno de frente para o
              rosto, e não de lado. Essa prática auxiliará a evitar o rápido cansaço que
              pode se manifestar na leitura e na escrita.

          •   Se possível, conversar com a equipe da escola sobre a possibilidade de
              utilizar lousas escuras na sala em vez de brancas. A mudança deixará a
              leitura mais confortável.
          •   Dividir o quadro ou as atividades de textos longos em colunas em vez
              de utilizar toda a largura da lousa — a escrita extensa dificulta a com-
              preensão sobre o que se lê. Essa ação auxiliará a evitar as distorções e o
              embaralho na leitura.

          •   Não exigir que o educando acompanhe a cópia do quadro, sempre que
              julgar necessário. Permitir que posteriormente ele copie a atividade do
              caderno de um colega.




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