Page 196 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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Figura 10. Exemplo de perceção visual da pessoa com síndrome de Irlen.

























                                                      Fonte: Google Imagens.
          A síndrome de Irlen pode ser percebida principalmente quando é necessária
          maior atenção visual, como no caso das atividades escolares, que exigem
          leitura por um período prolongado. A dificuldade pode ocorrer tanto com
          material impresso quanto no uso do computador. O reflexo do fundo bran-
          co sobre o texto causa irritabilidade aos olhos.
          As principais reclamações dos portadores de síndrome de Irlen estão rela-
          cionadas à fadiga visual, baixa visão de profundidade, fotofobia, ao des-
          conforto no uso de computador, à inversão de sílabas, distração, omissão
          de palavras e linhas na leitura de textos, às dores de cabeça, à enxaqueca,
          hiperatividade, ao desconforto nos olhos, à irritabilidade, ao enjoo e à sono-
          lência. Em muitos casos, a síndrome pode ser confundida com desinteresse
          pelo estudo ou preguiça por parte da criança, em função de os sintomas
          facilmente acarretarem cansaço na leitura e dificuldade de compreensão do
          que se lê. Em muitos casos, a síndrome de Irlen é confundida com dislexia,
          contudo a síndrome possui características específicas que devem ser consi-
          deradas quando diagnosticada.
          O diagnóstico só deve ser realizado por profissionais da área de saúde e
          educação, capacitados para identificar a síndrome por meio do protocolo




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