Page 196 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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Figura 10. Exemplo de perceção visual da pessoa com síndrome de Irlen.
Fonte: Google Imagens.
A síndrome de Irlen pode ser percebida principalmente quando é necessária
maior atenção visual, como no caso das atividades escolares, que exigem
leitura por um período prolongado. A dificuldade pode ocorrer tanto com
material impresso quanto no uso do computador. O reflexo do fundo bran-
co sobre o texto causa irritabilidade aos olhos.
As principais reclamações dos portadores de síndrome de Irlen estão rela-
cionadas à fadiga visual, baixa visão de profundidade, fotofobia, ao des-
conforto no uso de computador, à inversão de sílabas, distração, omissão
de palavras e linhas na leitura de textos, às dores de cabeça, à enxaqueca,
hiperatividade, ao desconforto nos olhos, à irritabilidade, ao enjoo e à sono-
lência. Em muitos casos, a síndrome pode ser confundida com desinteresse
pelo estudo ou preguiça por parte da criança, em função de os sintomas
facilmente acarretarem cansaço na leitura e dificuldade de compreensão do
que se lê. Em muitos casos, a síndrome de Irlen é confundida com dislexia,
contudo a síndrome possui características específicas que devem ser consi-
deradas quando diagnosticada.
O diagnóstico só deve ser realizado por profissionais da área de saúde e
educação, capacitados para identificar a síndrome por meio do protocolo
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