Page 194 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
P. 194

•   Permitir que outro estudante anote o conteúdo em caderno com folha
              carbono, para que o educando anote apenas as informações mais rele-
              vantes.
          •   Reconsiderar os erros e estimular o estudante a reler o texto produzido.

          •   Entre os problemas de linguagem estão a repetição das próprias pala-
              vras ou das de outras pessoas. Caso o educando esteja sussurrando en-
              quanto realiza as atividades, recomenda-se sugerir que sente em algum
              lugar que possibilite evitar distrações e que não atrapalhe os demais.
          •   Para amenizar os problemas de linguagem, incluir gravuras e gráficos
              que facilitem a compreensão.
          •   Para educandos com ST que apresentam problemas de atenção, com-
              binar as tarefas com antecedência, proporcionar atividades curtas com
              verificações frequentes, trabalhar intensamente por períodos curtos
              e dar intervalos para outras atividades (como ajudar o professor, por
              exemplo), além de alternar o conteúdo das tarefas com frequência.
          •   Permitir que o estudante se sente próximo ao professor, proporcionan-
              do uma melhor observação quanto a sua evolução de aprendizagem e
              evitando maiores distrações.
          É fundamental lembrar que, quanto maior o nível de estresse e ansiedade,
          maior será a intensidade dos sintomas. Quando necessário, é recomendado
          permitir que o estudante tenha espaços seguros para descarregar os tiques.
          O professor torna-se um grande aliado da criança no processo de adequação
          escolar e na autoestima, tornando sua vida acadêmica mais acolhedora. Por
          isso, é essencial que o docente conheça o diagnóstico, tenha tranquilidade e
          observe com frequência o estudante, para verificar quais práticas didáticas
          melhor se aplicam para cada caso.
          13.1.1.2 Algumas fontes para ampliar a pesquisa sobre estu-
          dantes com síndrome de Tourette
          •   Associação Brasileira de Síndrome de Tourette, Tiques e Transtorno
              Obsessivo-Compulsivo: http://www.astoc.org.br.
          •   Filme: Primeiro da Classe (Front of the Class). Direção: Peter Wer-
              ner. Roteiro: Andrew Gottlieb, Tom Rickman. EUA, 2008. 95 min.
              Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=q6bLLKT1Wv4.






          194  Diretrizes Curriculares Maristas
   189   190   191   192   193   194   195   196   197   198   199