Page 194 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
P. 194
• Permitir que outro estudante anote o conteúdo em caderno com folha
carbono, para que o educando anote apenas as informações mais rele-
vantes.
• Reconsiderar os erros e estimular o estudante a reler o texto produzido.
• Entre os problemas de linguagem estão a repetição das próprias pala-
vras ou das de outras pessoas. Caso o educando esteja sussurrando en-
quanto realiza as atividades, recomenda-se sugerir que sente em algum
lugar que possibilite evitar distrações e que não atrapalhe os demais.
• Para amenizar os problemas de linguagem, incluir gravuras e gráficos
que facilitem a compreensão.
• Para educandos com ST que apresentam problemas de atenção, com-
binar as tarefas com antecedência, proporcionar atividades curtas com
verificações frequentes, trabalhar intensamente por períodos curtos
e dar intervalos para outras atividades (como ajudar o professor, por
exemplo), além de alternar o conteúdo das tarefas com frequência.
• Permitir que o estudante se sente próximo ao professor, proporcionan-
do uma melhor observação quanto a sua evolução de aprendizagem e
evitando maiores distrações.
É fundamental lembrar que, quanto maior o nível de estresse e ansiedade,
maior será a intensidade dos sintomas. Quando necessário, é recomendado
permitir que o estudante tenha espaços seguros para descarregar os tiques.
O professor torna-se um grande aliado da criança no processo de adequação
escolar e na autoestima, tornando sua vida acadêmica mais acolhedora. Por
isso, é essencial que o docente conheça o diagnóstico, tenha tranquilidade e
observe com frequência o estudante, para verificar quais práticas didáticas
melhor se aplicam para cada caso.
13.1.1.2 Algumas fontes para ampliar a pesquisa sobre estu-
dantes com síndrome de Tourette
• Associação Brasileira de Síndrome de Tourette, Tiques e Transtorno
Obsessivo-Compulsivo: http://www.astoc.org.br.
• Filme: Primeiro da Classe (Front of the Class). Direção: Peter Wer-
ner. Roteiro: Andrew Gottlieb, Tom Rickman. EUA, 2008. 95 min.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=q6bLLKT1Wv4.
194 Diretrizes Curriculares Maristas