Page 199 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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•   Quando necessário, possibilitar que o educando realize avaliações orais
                       e acompanhe sua evolução de aprendizagem. Essa estratégia é apenas
                       para algumas ocasiões, o que não implica abandonar a avaliação de
                       escrita e linguagem, mas sugere criar novas oportunidades de avaliar a
                       aprendizagem.
                    •   Acompanhar o tratamento do educando e conversar com os colegas de
                       turma para que compreendam as necessidades específicas dos colegas
                       no intuito de facilitar as relações.

                    •   Incentivar o uso de uma régua ou um marcador para acompanhar o
                       texto, o que pode facilitar a continuidade da leitura.
                    •   Permitir que o educando faça uma pausa após tarefas de maior esforço
                       visual.
                    •   Incentivar o educando a ler e participar de atividades esportivas, mo-
                       tivando-o.
                    13.1.2.2 Algumas fontes para ampliar a pesquisa sobre estu-
                    dantes com síndrome de Irlen
                    •   Síndrome de Irlen: http://irlenbrasil.com.br.
                    •   Fundação Hospital dos Olhos:
                       http://xxiidarv.fundacaoholhos.com.br/novo/.
                    •   Vídeo: Conheça a Síndrome de Irlen: Disponível em:
                       https://www.youtube.com/watch?v=aOMS42kWRJ8.
                       Duração: 13 min.
                    13.1.3 Síndrome de Down

                    A síndrome de Down, também conhecida como trissomia 21, é uma altera-
                    ção genética originada em função da presença de um cromossomo a mais no
                    par 21. Essa alteração afeta a condição do desenvolvimento do indivíduo,
                    originando algumas características físicas e cognitivas. As características
                    físicas mais comuns são: olhos amendoados, maior propensão a algumas
                    doenças, hipotonia muscular e deficiência intelectual. Além disso, os por-
                    tadores podem ser menores em tamanho e com desenvolvimento físico e
                    mental mais lento que o de crianças da mesma idade.
                    É importante observar que, no processo cognitivo, alguns fatores podem
                    ser inibidores para a aquisição da aprendizagem: desenvolvimento tardio




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