Page 199 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
P. 199
• Quando necessário, possibilitar que o educando realize avaliações orais
e acompanhe sua evolução de aprendizagem. Essa estratégia é apenas
para algumas ocasiões, o que não implica abandonar a avaliação de
escrita e linguagem, mas sugere criar novas oportunidades de avaliar a
aprendizagem.
• Acompanhar o tratamento do educando e conversar com os colegas de
turma para que compreendam as necessidades específicas dos colegas
no intuito de facilitar as relações.
• Incentivar o uso de uma régua ou um marcador para acompanhar o
texto, o que pode facilitar a continuidade da leitura.
• Permitir que o educando faça uma pausa após tarefas de maior esforço
visual.
• Incentivar o educando a ler e participar de atividades esportivas, mo-
tivando-o.
13.1.2.2 Algumas fontes para ampliar a pesquisa sobre estu-
dantes com síndrome de Irlen
• Síndrome de Irlen: http://irlenbrasil.com.br.
• Fundação Hospital dos Olhos:
http://xxiidarv.fundacaoholhos.com.br/novo/.
• Vídeo: Conheça a Síndrome de Irlen: Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=aOMS42kWRJ8.
Duração: 13 min.
13.1.3 Síndrome de Down
A síndrome de Down, também conhecida como trissomia 21, é uma altera-
ção genética originada em função da presença de um cromossomo a mais no
par 21. Essa alteração afeta a condição do desenvolvimento do indivíduo,
originando algumas características físicas e cognitivas. As características
físicas mais comuns são: olhos amendoados, maior propensão a algumas
doenças, hipotonia muscular e deficiência intelectual. Além disso, os por-
tadores podem ser menores em tamanho e com desenvolvimento físico e
mental mais lento que o de crianças da mesma idade.
É importante observar que, no processo cognitivo, alguns fatores podem
ser inibidores para a aquisição da aprendizagem: desenvolvimento tardio
199