Page 204 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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função de problemas cardíacos, renais, otites e escolioses (mais comuns na
adolescência), é necessário um acompanhamento clínico. Apesar de não ter
cura, o diagnóstico e o acompanhamento precoces permitem o alívio dos
sintomas e a prevenção de possíveis doenças às quais os portadores estão
predispostos.
Alguns sintomas se apresentam desde os primeiros anos de vida, como:
dificuldades de alimentação; constipação e recusa para se alimentar; vômi-
tos frequentes; irritabilidade; choros excessivos; pressão sanguínea elevada;
anormalidades dentais; incontinência urinária; e atraso no crescimento.
A síndrome afeta as condições intelectuais do indivíduo e acarreta dificul-
dades motoras. Muitas dessas crianças apresentam lentidão para aprender
a sentar e andar, dificuldade para andar de bicicleta, pegar ou jogar bola,
segurar o lápis, cortar com tesouras, entre outras atividades que exigem habi-
lidades motoras, sendo necessário maior estímulo para seu desenvolvimento.
Os níveis de dificuldades de aprendizagem variam em intensidade. Nor-
malmente, a sociabilidade não é um problema para essas crianças, entretan-
to a ansiedade derivada de demasiada preocupação consigo mesmas e com
o outro pode prejudicá-las. Atividades com música atraem a criança, tanto
pela sua sensibilidade quanto pela memória.
Com relação às características comportamentais e de aprendizagem, crianças
ou adolescentes com síndrome de Williams podem apresentar: dificuldades
de orientação espacial; dificuldade motora grossa/fina, visuoespacial e de
percepção e concentração; dificuldade de sequenciamento e de memória
visual; dificuldades com cálculos numéricos; demora no desenvolvimento;
hipersensibilidade a sons; baixo limite a críticas e frustações; ansiedade; hi-
peratividade; falta de inibição em ambiente estranho; falta de medo social
(normalmente conversam sobre tudo com qualquer pessoa); não percepção
de sinais óbvios de linguagem corporal; não percepção de ironias; incapaci-
dade de deduzir intenções, sendo necessário que a pessoa verbalize aquilo de
que precisa; e, apesar de apresentarem facilidade comunicativa, não possuem
muitos amigos, muitas vezes por apresentarem falas impróprias e repetitivas.
É importante salientar que, apesar das dificuldades na aprendizagem e nas
relações sociais que os portadores de síndrome de Williams podem apre-
sentar, algumas habilidades se sobressaem, são elas: alta orientação social;
relacionamento positivo com adultos e crianças mais velhas; habilidade
de discutir temas carregados de emoção; boa memória auditiva, memória
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