Page 204 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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função de problemas cardíacos, renais, otites e escolioses (mais comuns na
          adolescência), é necessário um acompanhamento clínico. Apesar de não ter
          cura, o diagnóstico e o acompanhamento precoces permitem o alívio dos
          sintomas e a prevenção de possíveis doenças às quais os portadores estão
          predispostos.
          Alguns sintomas se apresentam desde os primeiros anos de vida, como:
          dificuldades de alimentação; constipação e recusa para se alimentar; vômi-
          tos frequentes; irritabilidade; choros excessivos; pressão sanguínea elevada;
          anormalidades dentais; incontinência urinária; e atraso no crescimento.
          A síndrome afeta as condições intelectuais do indivíduo e acarreta dificul-
          dades motoras. Muitas dessas crianças apresentam lentidão para aprender
          a sentar e andar, dificuldade para andar de bicicleta, pegar ou jogar bola,
          segurar o lápis, cortar com tesouras, entre outras atividades que exigem habi-
          lidades motoras, sendo necessário maior estímulo para seu desenvolvimento.
          Os níveis de dificuldades de aprendizagem variam em intensidade. Nor-
          malmente, a sociabilidade não é um problema para essas crianças, entretan-
          to a ansiedade derivada de demasiada preocupação consigo mesmas e com
          o outro pode prejudicá-las. Atividades com música atraem a criança, tanto
          pela sua sensibilidade quanto pela memória.
          Com relação às características comportamentais e de aprendizagem, crianças
          ou adolescentes com síndrome de Williams podem apresentar: dificuldades
          de orientação espacial; dificuldade motora grossa/fina, visuoespacial e de
          percepção e concentração; dificuldade de sequenciamento e de memória
          visual; dificuldades com cálculos numéricos; demora no desenvolvimento;
          hipersensibilidade a sons; baixo limite a críticas e frustações; ansiedade; hi-
          peratividade; falta de inibição em ambiente estranho; falta de medo social
          (normalmente conversam sobre tudo com qualquer pessoa); não percepção
          de sinais óbvios de linguagem corporal; não percepção de ironias; incapaci-
          dade de deduzir intenções, sendo necessário que a pessoa verbalize aquilo de
          que precisa; e, apesar de apresentarem facilidade comunicativa, não possuem
          muitos amigos, muitas vezes por apresentarem falas impróprias e repetitivas.
          É importante salientar que, apesar das dificuldades na aprendizagem e nas
          relações sociais que os portadores de síndrome de Williams podem apre-
          sentar, algumas habilidades se sobressaem, são elas: alta orientação social;
          relacionamento positivo com adultos e crianças mais velhas; habilidade
          de discutir temas carregados de emoção; boa memória auditiva, memória




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