Page 202 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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• Explicar a grade horária, as rotinas e regras da escola — sempre que
houver alguma mudança, é necessário informar o estudante com ante-
cedência. Pode-se manter o planejamento do dia ou da semana em um
mural acessível dentro da sala de aula.
• Sempre que possível, organizar as crianças em grupos, tendo como ob-
jetivo estimular a colaboração e a integração entre todos os estudantes
da turma.
Não se pode determinar quanto o estudante com síndrome de Down irá
aprender, tampouco o seu limite de desenvolvimento, cabendo ao ambiente
escolar atender às necessidades desse estudante, dentro de suas possibilida-
des. Precisamos compreender que a criança/adolescente com síndrome de
Down deve se matricular na escola, e a esta cabe incentivar suas potenciali-
dades. Ressalta-se que estas crianças têm total potencial de serem alfabetiza-
das; apenas, seu tempo de aprendizado precisa ser maior.
Nesse contexto, é preciso que a escola e o professor respeitem o ritmo da
criança e promovam ações de inclusão com todo o grupo escolar. É necessá-
rio lembrar que estas crianças precisam de um ambiente amoroso, estimu-
lante e de outros esforços educacionais, assim como todas as crianças que
fazem parte do nosso ambiente escolar.
13.1.3.2 Algumas fontes para ampliar a pesquisa sobre estu-
dantes com síndrome de Down
Movimento Down: www.movimentodown.org.br.
Portal Síndrome de Down: http://www.portalsindromededown.com.
Filme: Do luto à luta. Direção e roteiro de Evaldo Macarzel. Produção de
Leila Bourdoukan. Documentário. Duração: 75min. Brasil: 2005.
13.1.4 Síndrome de Machado-Joseph
A síndrome Machado-Joseph, também conhecida como ataxia espinocere-
belar do tipo 3, é uma doença crônica hereditariamente dominante, gene-
ticamente rara e prioritariamente neurológica que afeta o sistema nervoso.
A principal área do cérebro afetada é o cerebelo (responsável pela coordena-
ção motora). A síndrome não tem cura, mas o acompanhamento clínico é
fundamental para amenizar os sintomas, visto que estes se agravam com o
passar do tempo. Geralmente, os sintomas se manifestam com maior inten-
sidade na vida adulta.
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