Page 206 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
P. 206

•   Ter consciência de que a utilização do computador pode auxiliar no dia
              a dia da criança, diante de sua dificuldade com a escrita. Porém, é im-
              portante que o professor estimule a criança a escrever, dando-lhe dicas
              sobre o traçado das letras e pedindo-lhe que pesquise ou copie palavras
              de seu interesse.
          •   Incentivar o uso do lápis adaptado e dar mais tempo para cópias do
              quadro ou do livro para o caderno.
          •   Trabalhar sempre com passo a passo e com repetições, atividades que
              ajudarão a criança a focalizar sua atenção.
          •   Tratar a criança como aos demais estudantes da turma — apesar de ser
              necessária maior atenção para algumas atividades, deve-se tentar equi-
              librar o nível de atenção dado a ela, evitando excessos.
          •   Sempre que houver algum comando para qualquer atividade, certifi-
              car-se de que o estudante compreendeu o que foi enunciado, assegu-
              rando-se de que está olhando para o professor e prestando atenção.
          •   Junto com a família, estabelecer horários previsíveis e rotina fixa, além
              de preparar a criança sempre que houver alguma mudança de rotina.
          •   Quando houver muitas repetições ao falar ou perguntar, pedir que o
              estudante repita a resposta que lhe foi dada anteriormente. A intenção
              é fazê-lo perceber que não existe a necessidade de perguntar novamen-
              te.
          •   Ficar atento às necessidades específicas desse educando e trabalhar com
              os demais colegas de turma questões relacionadas ao respeito às dife-
              renças e ao cuidado com o outro.
          13.1.5.2 Algumas fontes para ampliar a pesquisa sobre estu-
          dantes com síndrome de Williams
          •   Associação Brasileira de Síndrome de Williams:
              http://www.swbrasil.org.br.
          •   Filme: Gabrielle. Diretora e Roteirista: Louise Archambault. Produto-
              res: Luc Déry e Kim McCraw. Produção: Micro_scope. 2013.









          206  Diretrizes Curriculares Maristas
   201   202   203   204   205   206   207   208   209   210   211