Page 206 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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• Ter consciência de que a utilização do computador pode auxiliar no dia
a dia da criança, diante de sua dificuldade com a escrita. Porém, é im-
portante que o professor estimule a criança a escrever, dando-lhe dicas
sobre o traçado das letras e pedindo-lhe que pesquise ou copie palavras
de seu interesse.
• Incentivar o uso do lápis adaptado e dar mais tempo para cópias do
quadro ou do livro para o caderno.
• Trabalhar sempre com passo a passo e com repetições, atividades que
ajudarão a criança a focalizar sua atenção.
• Tratar a criança como aos demais estudantes da turma — apesar de ser
necessária maior atenção para algumas atividades, deve-se tentar equi-
librar o nível de atenção dado a ela, evitando excessos.
• Sempre que houver algum comando para qualquer atividade, certifi-
car-se de que o estudante compreendeu o que foi enunciado, assegu-
rando-se de que está olhando para o professor e prestando atenção.
• Junto com a família, estabelecer horários previsíveis e rotina fixa, além
de preparar a criança sempre que houver alguma mudança de rotina.
• Quando houver muitas repetições ao falar ou perguntar, pedir que o
estudante repita a resposta que lhe foi dada anteriormente. A intenção
é fazê-lo perceber que não existe a necessidade de perguntar novamen-
te.
• Ficar atento às necessidades específicas desse educando e trabalhar com
os demais colegas de turma questões relacionadas ao respeito às dife-
renças e ao cuidado com o outro.
13.1.5.2 Algumas fontes para ampliar a pesquisa sobre estu-
dantes com síndrome de Williams
• Associação Brasileira de Síndrome de Williams:
http://www.swbrasil.org.br.
• Filme: Gabrielle. Diretora e Roteirista: Louise Archambault. Produto-
res: Luc Déry e Kim McCraw. Produção: Micro_scope. 2013.
206 Diretrizes Curriculares Maristas