Page 211 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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13.2.2.1 Gestão do currículo na classe inclusiva em relação
ao estudante com transtorno de ansiedade
São apresentadas, a seguir, orientações para a prática pedagógica.
• Demonstrar para a criança/adolescente a importância dela perante o
grupo da sala de aula, de modo que ela participe das atividades e dos
eventos da escola.
• Esclarecer para a turma as especificidades da criança, cuidando para
não a expor nem estigmatizá-la.
• Reafirmar a capacidade do estudante de realizar as atividades e mostrar
que a criança/adolescente deve cumprir suas atividades, assim como os
demais colegas.
• Procurar estabelecer relação de confiança e segurança na sala de aula.
• Em atividades orais, estimular a participação das crianças.
13.2.2.2 Algumas fontes para ampliar a pesquisa sobre es-
tudantes com transtorno de ansiedade
• Associação dos Portadores de Transtorno de Ansiedade:
http://www.aporta.org.br/.
13.2.3 Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)
O transtorno obsessivo-compulsivo, conhecido como TOC, é um distúr-
bio psiquiátrico de ansiedade, com base neurológica. De acordo com o
DSM-5 o TOC tem como características essenciais a obsessão e compulsão
recorrentes, suficientemente severas para consumir tempo (mais de uma
hora por dia), causar sofrimento acentuado ou prejuízo significativo.
Ainda não se sabe claramente a causa do TOC — algumas pesquisas apon-
tam tratar-se de um problema multifatorial. Estudos sugerem alterações na
comunicação entre determinadas zonas cerebrais que utilizam serotonina,
não sendo descartados fatores psicológicos e familiares que originem ou
agravem os distúrbios de ansiedade.
O transtorno obsessivo-compulsivo é caracterizado por pensamentos in-
controláveis, indesejáveis e repetitivos, bem como comportamentos ritua-
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