Page 211 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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13.2.2.1 Gestão do currículo na classe inclusiva em relação
                    ao estudante com transtorno de ansiedade
                    São apresentadas, a seguir, orientações para a prática pedagógica.
                    •   Demonstrar para a criança/adolescente a importância dela perante o
                       grupo da sala de aula, de modo que ela participe das atividades e dos
                       eventos da escola.
                    •   Esclarecer para a turma as especificidades da criança, cuidando para
                       não a expor nem estigmatizá-la.
                    •   Reafirmar a capacidade do estudante de realizar as atividades e mostrar
                       que a criança/adolescente deve cumprir suas atividades, assim como os
                       demais colegas.
                    •   Procurar estabelecer relação de confiança e segurança na sala de aula.
                    •   Em atividades orais, estimular a participação das crianças.



                    13.2.2.2 Algumas fontes para ampliar a pesquisa sobre es-
                    tudantes com transtorno de ansiedade
                    •   Associação dos Portadores de Transtorno de Ansiedade:
                       http://www.aporta.org.br/.


                    13.2.3 Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)
                    O transtorno obsessivo-compulsivo, conhecido como TOC, é um distúr-
                    bio psiquiátrico de ansiedade, com base neurológica. De acordo com o
                    DSM-5 o TOC tem como características essenciais a obsessão e compulsão
                    recorrentes, suficientemente severas para consumir tempo (mais de uma
                    hora por dia), causar sofrimento acentuado ou prejuízo significativo.

                    Ainda não se sabe claramente a causa do TOC — algumas pesquisas apon-
                    tam tratar-se de um problema multifatorial. Estudos sugerem alterações na
                    comunicação entre determinadas zonas cerebrais que utilizam serotonina,
                    não sendo descartados fatores psicológicos e familiares que originem ou
                    agravem os distúrbios de ansiedade.
                    O transtorno obsessivo-compulsivo é caracterizado por pensamentos in-
                    controláveis, indesejáveis e repetitivos, bem como comportamentos ritua-




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