Page 212 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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lizados que o indivíduo se sente compelido a realizar. Existem dois tipos de
TOC: as obsessões e rituais, que se repetem com frequência, mas não atra-
palham a vida da pessoa; e o transtorno, que é o caso clínico, cujas obsessões
persistem até o exercício da compulsão que alivia a ansiedade.
É importante salientar que as obsessões são involuntárias, os pensamentos
e impulsos são incontroláveis e ocorrem repetidamente. Esses pensamentos
podem estar relacionados ao medo de contaminação ou doenças, à preocu-
pação religiosa, a temores, impulsos ou desejos, além do receio de cometer
algum erro ou prejudicar alguém. As compulsões são comportamentos ou
rituais que fazem com que a pessoa sinta extrema necessidade de agir de
forma recorrente, tal como lavar as mãos repetidas vezes. As compulsões são
executadas justamente na tentativa de eliminar as obsessões.
Para confirmar o diagnóstico de TOC, é importante avaliar, além da pre-
sença de obsessões e compulsões, o quanto os sintomas causam acentuado
sofrimento e interferem de forma significativa na vida da pessoa, no seu
desempenho escolar, nas rotinas diárias e/ou nos relacionamentos sociais
e interpessoais. De acordo com o DSM IV, existem alguns critérios diag-
nósticos que definem obsessão e compulsão quando da identificação do
transtorno obsessivo-compulsivo; vejamos as informações subsequentes.
O início do TOC na criança é gradual — comumente, os atos são disfar-
çados e pouco percebidos pelos pais. Muitas vezes as crianças apresentam
sintomas do TOC em um ambiente, e não em outro, em muitos casos para
evitarem ridicularização ou penalização, na escola ou em casa. O transtor-
no obsessivo-compulsivo em crianças geralmente se manifesta em lavagens
excessivas, verificações constantes e rituais de organização. As crianças não
costumam procurar ajuda; podem até estranhar as atitudes, porém, em
muitos casos, não têm compreensão da dimensão dos atos e pensamentos
ou têm receio de represálias.
Algumas características do TOC no ambiente escolar estão relacionadas a
pedidos constantes para sair da sala, atitudes estranhas e repetitivas, difi-
culdades de terminar as tarefas e à dispersão. Normalmente, a repreensão
dos atos ou mesmo a estranheza de impulsos e pensamentos pela própria
criança acaba por ocasionar prejuízos na capacidade de concentração e con-
sequentemente declínios no rendimento escolar.
O TOC pode provocar intensa ansiedade que só será aliviada após o com-
portamento compulsivo. A mente desse educando estará constantemente
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