Page 212 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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lizados que o indivíduo se sente compelido a realizar. Existem dois tipos de
          TOC: as obsessões e rituais, que se repetem com frequência, mas não atra-
          palham a vida da pessoa; e o transtorno, que é o caso clínico, cujas obsessões
          persistem até o exercício da compulsão que alivia a ansiedade.

          É importante salientar que as obsessões são involuntárias, os pensamentos
          e impulsos são incontroláveis e ocorrem repetidamente. Esses pensamentos
          podem estar relacionados ao medo de contaminação ou doenças, à preocu-
          pação religiosa, a temores, impulsos ou desejos, além do receio de cometer
          algum erro ou prejudicar alguém. As compulsões são comportamentos ou
          rituais que fazem com que a pessoa sinta extrema necessidade de agir de
          forma recorrente, tal como lavar as mãos repetidas vezes. As compulsões são
          executadas justamente na tentativa de eliminar as obsessões.

          Para confirmar o diagnóstico de TOC, é importante avaliar, além da pre-
          sença de obsessões e compulsões, o quanto os sintomas causam acentuado
          sofrimento e interferem de forma significativa na vida da pessoa, no seu
          desempenho escolar, nas rotinas diárias e/ou nos relacionamentos sociais
          e interpessoais. De acordo com o DSM IV, existem alguns critérios diag-
          nósticos que definem obsessão e compulsão quando da identificação do
          transtorno obsessivo-compulsivo; vejamos as informações subsequentes.

          O início do TOC na criança é gradual — comumente, os atos são disfar-
          çados e pouco percebidos pelos pais. Muitas vezes as crianças apresentam
          sintomas do TOC em um ambiente, e não em outro, em muitos casos para
          evitarem ridicularização ou penalização, na escola ou em casa.  O transtor-
          no obsessivo-compulsivo em crianças geralmente se manifesta em lavagens
          excessivas, verificações constantes e rituais de organização. As crianças não
          costumam procurar ajuda; podem até estranhar as atitudes, porém, em
          muitos casos, não têm compreensão da dimensão dos atos e pensamentos
          ou têm receio de represálias.
          Algumas características do TOC no ambiente escolar estão relacionadas a
          pedidos constantes para sair da sala, atitudes estranhas e repetitivas, difi-
          culdades de terminar as tarefas e à dispersão. Normalmente, a repreensão
          dos atos ou mesmo a estranheza de impulsos e pensamentos pela própria
          criança acaba por ocasionar prejuízos na capacidade de concentração e con-
          sequentemente declínios no rendimento escolar.

          O TOC pode provocar intensa ansiedade que só será aliviada após o com-
          portamento compulsivo. A mente desse educando estará constantemente




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