Page 214 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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faltando-lhe o sentimento de culpa e remorso. Trata-se, assim, de um sério
          problema comportamental.
          As características mais comuns são: demonstração de comportamento in-
          sensível, baixa tolerância às frustações, irritabilidade, explosões tempera-
          mentais, agressividade exagerada, ameaça ou intimidação, destruição de
          propriedade alheia e até mesmo comportamento vingativo e desaforado,
          principalmente quando as coisas não ocorrem do jeito que havia desejado.
          Outra característica da pessoa com transtorno de conduta é a crueldade
          com que pode vir a tratar outras pessoas e animais, além de apresentar uma
          forte tendência a culpar outras pessoas por seus atos.
          Normalmente o comportamento agressivo e violento é perceptível desde a
          infância, por isso o diagnóstico precoce e o acompanhamento psiquiátrico
          se mostram fundamentais para que a criança chegue à vida adulta. Para um
          diagnóstico mais seguro, os sintomas precisam persistir por pelo menos
          seis meses e devem gerar impactos no desenvolvimento acadêmico e social.
          Acrescenta-se que o transtorno de conduta pode ser um dos precursores do
          transtorno de personalidade antissocial (psicopatia) na vida adulta, porém
          tal diagnóstico só pode ocorrer após os 18 anos.
          Crianças e adolescentes com transtorno de conduta podem apresentar
          comorbidades como transtorno desafiador opositivo, transtorno afetivo
          bipolar, transtorno de deficit de atenção e hiperatividade ou até mesmo
          esquizofrenia.
          Cabe ressaltar que o transtorno de conduta não deve ser confundido com o
          termo “distúrbio de conduta”. Esse termo é utilizado para designar crianças
          e adolescentes que causam problemas e perturbam o ambiente escolar e
          familiar, sem que tais comportamentos estejam necessariamente ligados a
          fatores neuropsiquiátricos.
          Crianças e adolescentes portadores do transtorno de conduta fazem parte
          de um quadro de estudantes que não necessariamente apresentam deficit
          intelectual. No entanto, em função de condutas e comportamentos especí-
          ficos, o transtorno acaba por acarretar dificuldades no processo de ensino-
          -aprendizagem, visto que as dificuldades da criança relacionadas ao com-
          portamento tendem a prejudicar e, por muitas vezes, inviabilizar as relações
          com os demais colegas de turma e com o próprio professor.







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