Page 214 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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faltando-lhe o sentimento de culpa e remorso. Trata-se, assim, de um sério
problema comportamental.
As características mais comuns são: demonstração de comportamento in-
sensível, baixa tolerância às frustações, irritabilidade, explosões tempera-
mentais, agressividade exagerada, ameaça ou intimidação, destruição de
propriedade alheia e até mesmo comportamento vingativo e desaforado,
principalmente quando as coisas não ocorrem do jeito que havia desejado.
Outra característica da pessoa com transtorno de conduta é a crueldade
com que pode vir a tratar outras pessoas e animais, além de apresentar uma
forte tendência a culpar outras pessoas por seus atos.
Normalmente o comportamento agressivo e violento é perceptível desde a
infância, por isso o diagnóstico precoce e o acompanhamento psiquiátrico
se mostram fundamentais para que a criança chegue à vida adulta. Para um
diagnóstico mais seguro, os sintomas precisam persistir por pelo menos
seis meses e devem gerar impactos no desenvolvimento acadêmico e social.
Acrescenta-se que o transtorno de conduta pode ser um dos precursores do
transtorno de personalidade antissocial (psicopatia) na vida adulta, porém
tal diagnóstico só pode ocorrer após os 18 anos.
Crianças e adolescentes com transtorno de conduta podem apresentar
comorbidades como transtorno desafiador opositivo, transtorno afetivo
bipolar, transtorno de deficit de atenção e hiperatividade ou até mesmo
esquizofrenia.
Cabe ressaltar que o transtorno de conduta não deve ser confundido com o
termo “distúrbio de conduta”. Esse termo é utilizado para designar crianças
e adolescentes que causam problemas e perturbam o ambiente escolar e
familiar, sem que tais comportamentos estejam necessariamente ligados a
fatores neuropsiquiátricos.
Crianças e adolescentes portadores do transtorno de conduta fazem parte
de um quadro de estudantes que não necessariamente apresentam deficit
intelectual. No entanto, em função de condutas e comportamentos especí-
ficos, o transtorno acaba por acarretar dificuldades no processo de ensino-
-aprendizagem, visto que as dificuldades da criança relacionadas ao com-
portamento tendem a prejudicar e, por muitas vezes, inviabilizar as relações
com os demais colegas de turma e com o próprio professor.
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