Page 218 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
P. 218
13.2.6 Transtorno bipolar
De acordo com as orientações da Classificação Internacional de Doenças
(CID-10 OMS, 2014), o transtorno bipolar é caracterizado por dois ou
mais episódios nos quais o humor e o nível de atividade do sujeito estão
profundamente perturbados. Em algumas ocasiões, consiste em elevação
do humor e aumento da energia e, em outras, em rebaixamento do humor
e, consequentemente, redução da energia e atividade. Esses períodos po-
dem ocorrer de forma mista (ocorre elevação e rebaixamento de humor) ou
ciclagem rápida (quando ocorrem de um caso a outro em curtos prazos).
Embora não haja uma determinação específica sobre a origem do transtorno,
este é caracterizado como um transtorno de caráter psiquiátrico, portanto
requer acompanhamento médico que auxiliará o indivíduo a lidar com ques-
tões emocionais e comportamentais, além de possíveis desordens cognitivas.
O transtorno não tem cura, mas pode ser controlado com acompanhamento
psicoterapêutico e, se for o caso, o uso de medicamentos. A terapia contribui
para o desenvolvimento social e comportamental do bipolar.
O diagnóstico não é fácil, principalmente em crianças e adolescentes, visto
que os sintomas não têm clareza específica. O reconhecimento é baseado
no levantamento histórico e relato de sintomas pelo próprio paciente e,
normalmente, pode levar anos para ser concluído, uma vez que os sinais
podem ser confundidos com outras patologias. Pesquisas apontam que,
geralmente, o transtorno bipolar está associado a outras comorbidades, tais
como o transtorno opositor desafiante ou transtorno de conduta; ainda, em
adolescentes é comum a presença de transtorno de ansiedade.
Crianças ou adolescente com transtorno bipolar tendem a apresentar pro-
blemas de aprendizagem que podem ser ocasionados em função dos sinto-
mas do transtorno, por outras condições psíquicas ou mesmo por fatores
vinculados à autoestima.
Para crianças e adolescentes, cujo humor vacila entre campos opostos, exci-
tação e depressão, este transtorno pode representar uma montanha russa de
emoções. Os períodos de excitação afetam o humor e a cognição, assim como
o comportamento e algumas funções biológicas. Os pensamentos ocorrem
de modo mais acelerado, dificultando que o indivíduo se expresse com cla-
reza, podendo pular de um assunto para outro com rapidez, sem estabelecer
limites. Tais episódios tendem a dificultar a sequência de um pensamento.
218 Diretrizes Curriculares Maristas