Page 218 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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13.2.6 Transtorno bipolar
          De acordo com as orientações da Classificação Internacional de Doenças
          (CID-10 OMS, 2014), o transtorno bipolar é caracterizado por dois ou
          mais episódios nos quais o humor e o nível de atividade do sujeito estão
          profundamente perturbados. Em algumas ocasiões, consiste em elevação
          do humor e aumento da energia e, em outras, em rebaixamento do humor
          e, consequentemente, redução da energia e atividade. Esses períodos po-
          dem ocorrer de forma mista (ocorre elevação e rebaixamento de humor) ou
          ciclagem rápida (quando ocorrem de um caso a outro em curtos prazos).
          Embora não haja uma determinação específica sobre a origem do transtorno,
          este é caracterizado como um transtorno de caráter psiquiátrico, portanto
          requer acompanhamento médico que auxiliará o indivíduo a lidar com ques-
          tões emocionais e comportamentais, além de possíveis desordens cognitivas.
          O transtorno não tem cura, mas pode ser controlado com acompanhamento
          psicoterapêutico e, se for o caso, o uso de medicamentos. A terapia contribui
          para o desenvolvimento social e comportamental do bipolar.
           O diagnóstico não é fácil, principalmente em crianças e adolescentes, visto
          que os sintomas não têm clareza específica. O reconhecimento é baseado
          no levantamento histórico e relato de sintomas pelo próprio paciente e,
          normalmente, pode levar anos para ser concluído, uma vez que os sinais
          podem ser confundidos com outras patologias. Pesquisas apontam que,
          geralmente, o transtorno bipolar está associado a outras comorbidades, tais
          como o transtorno opositor desafiante ou transtorno de conduta; ainda, em
          adolescentes é comum a presença de transtorno de ansiedade.
          Crianças ou adolescente com transtorno bipolar tendem a apresentar pro-
          blemas de aprendizagem que podem ser ocasionados em função dos sinto-
          mas do transtorno, por outras condições psíquicas ou mesmo por fatores
          vinculados à autoestima.

          Para crianças e adolescentes, cujo humor vacila entre campos opostos, exci-
          tação e depressão, este transtorno pode representar uma montanha russa de
          emoções. Os períodos de excitação afetam o humor e a cognição, assim como
          o comportamento e algumas funções biológicas. Os pensamentos ocorrem
          de modo mais acelerado, dificultando que o indivíduo se expresse com cla-
          reza, podendo pular de um assunto para outro com rapidez, sem estabelecer
          limites. Tais episódios tendem a dificultar a sequência de um pensamento.






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