Page 221 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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14. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Estas Diretrizes orientam-se por princípios que consideram e valorizam as
diversidades e singularidades pessoais e culturais da comunidade escolar da
Rede Marista e fundamentam-se na perspectiva da educação inclusiva. Este
é um documento orientador de práticas pedagógicas colaborativas e indu-
tor de iniciativas educacionais inovadoras, visando ao pluralismo de ideias
e de concepções pedagógicas entre os atores da educação e as organizações
que nela atuam.
O documento agrega conhecimentos técnicos e científicos sobre aprendi-
zagem e ensino, produzidos em estudos e nas vivências da Rede Marista,
visando à sua efetiva organização e ao seu funcionamento, de modo a con-
tribuir para a formação dos estudantes e o desenvolvimento profissional dos
educadores que nela atuam, com sinergia, criatividade, solidariedade e au-
toria, na busca contínua da construção de políticas, culturas, comunidades
e práticas inclusivas.
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