Page 219 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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Em contraste com esses momentos eufóricos, ocorrem os momentos de-
                    pressivos, que são caracterizados por baixos níveis de energia e, assim como
                    ocorre com a excitação, ocasionam alterações de humor e cognição. Não
                    sentem prazer nem se motivam para realizar atividades antes prazerosas. A
                    criança pode se mostrar mais cansada, quieta ou lenta ou, em alguns casos,
                    pode ficar excessivamente agitada.
                    Consideradas as dificuldades enfrentadas por estudantes diagnosticados
                    com transtorno bipolar, é importante que a escola crie estratégias, junto à
                    família e aos demais profissionais que acompanham a criança, com o intuito
                    de auxiliá-la para melhor desenvolvimento cognitivo e social.
                    13.2.6.1 Gestão do currículo na classe inclusiva em relação
                    ao estudante com transtorno bipolar
                    A seguir, são apresentadas algumas orientações para a prática pedagógica.
                    •   Estabelecer limites. Muitas vezes as crianças com transtorno bipolar po-
                       dem apresentar reações agressivas e/ou violentas, por isso é fundamental
                       procurar estabelecer uma relação de confiança e segurança na sala de
                       aula.
                    •   Considerar que ambientes excessivamente estimulantes podem causar
                       maiores dificuldades no processamento de novas informações.
                    •   Conhecer o educando. Quanto mais proximidade o docente conseguir
                       ter do seu educando, mais fáceis se tornarão o reconhecimento e a in-
                       tervenção quando este apresentar os sintomas do transtorno.
                    •   Evitar sentar os estudantes em locais próximos a ruídos ou sons (como
                       janelas e portas) ou com contato direto com luz artificial. Essas condi-
                       ções podem causar maior desconcentração e irritabilidade.
                    •   Estabelecer relação de troca e diálogo com a família, de modo a com-
                       preender as necessidades especiais do educando.
                    •   Comunicar à família qualquer mudança súbita que afetar o desempe-
                       nho do estudante, sua capacidade de concentração e seu comporta-
                       mento.
                    Reconhecendo que a eficácia da aprendizagem está relacionada a áreas de
                    memória, concentração e pensamento, percebe-se que as alterações cogni-
                    tivas conferidas pelas características do transtorno tendem a ocasionar as





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