Page 219 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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Em contraste com esses momentos eufóricos, ocorrem os momentos de-
pressivos, que são caracterizados por baixos níveis de energia e, assim como
ocorre com a excitação, ocasionam alterações de humor e cognição. Não
sentem prazer nem se motivam para realizar atividades antes prazerosas. A
criança pode se mostrar mais cansada, quieta ou lenta ou, em alguns casos,
pode ficar excessivamente agitada.
Consideradas as dificuldades enfrentadas por estudantes diagnosticados
com transtorno bipolar, é importante que a escola crie estratégias, junto à
família e aos demais profissionais que acompanham a criança, com o intuito
de auxiliá-la para melhor desenvolvimento cognitivo e social.
13.2.6.1 Gestão do currículo na classe inclusiva em relação
ao estudante com transtorno bipolar
A seguir, são apresentadas algumas orientações para a prática pedagógica.
• Estabelecer limites. Muitas vezes as crianças com transtorno bipolar po-
dem apresentar reações agressivas e/ou violentas, por isso é fundamental
procurar estabelecer uma relação de confiança e segurança na sala de
aula.
• Considerar que ambientes excessivamente estimulantes podem causar
maiores dificuldades no processamento de novas informações.
• Conhecer o educando. Quanto mais proximidade o docente conseguir
ter do seu educando, mais fáceis se tornarão o reconhecimento e a in-
tervenção quando este apresentar os sintomas do transtorno.
• Evitar sentar os estudantes em locais próximos a ruídos ou sons (como
janelas e portas) ou com contato direto com luz artificial. Essas condi-
ções podem causar maior desconcentração e irritabilidade.
• Estabelecer relação de troca e diálogo com a família, de modo a com-
preender as necessidades especiais do educando.
• Comunicar à família qualquer mudança súbita que afetar o desempe-
nho do estudante, sua capacidade de concentração e seu comporta-
mento.
Reconhecendo que a eficácia da aprendizagem está relacionada a áreas de
memória, concentração e pensamento, percebe-se que as alterações cogni-
tivas conferidas pelas características do transtorno tendem a ocasionar as
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