Page 217 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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No que tange ao contexto escolar, compreende-se que, em função de os sin-
                    tomas do transtorno depressivo do humor afetarem áreas correspondentes
                    à concentração e atenção, na maioria dos casos, a criança ou adolescente
                    apresenta dificuldades no desempenho escolar. As questões sociais também
                    são comprometidas no ponto em que estas ficam mais deprimidas e tendem
                    a se isolar, ocasionado dificuldades nos relacionamentos interpessoais.
                    13.2.5.1 Gestão do currículo na classe inclusiva em relação
                    ao estudante com transtorno depressivo do humor

                    As atividades e os processos elencados abaixo compõem as orientações para
                    a prática pedagógica.
                    •   Construir uma relação de confiança com a criança. Respeitar e cumprir
                       os acordos estabelecidos, de modo que ela perceba o cuidado.
                    •   Demonstrar para a criança/adolescente a importância dela perante o
                       grupo da sala de aula, de modo que ela participe das atividades e dos
                       eventos da escola.
                    •   Esclarecer com a turma as especificidades da criança, com cuidado para
                       não expô-la ou estigmatizá-la perante os colegas.
                    •   Reafirmar a capacidade do educando de realizar as atividades e mostrar
                       que ele deve cumprir com suas atividades, assim como os demais.

                    •   Demostrar disposição para ouvi-lo e compreensão do momento difícil
                       pelo qual ele está passando, encorajando-o a continuar cumprindo
                       com as atividades escolares.

                    •   Motivar a participação do estudante nas atividades propostas.
                    Os transtornos de humor, de maneira geral, causam comprometimentos
                    nos aspectos sociais, ocupacionais e emocionais, porém a presença e o apoio
                    da família, somados a um acompanhamento psicológico eficaz, trazem im-
                    portantes resultados para o tratamento destes transtornos.

                    13.2.5.2 Algumas fontes para ampliar a pesquisa sobre es-
                    tudantes com transtorno de humor
                    Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtorno
                    Afetivos: http://www.abrata.org.br.







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