Page 213 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
P. 213
focada em sua obsessão, e não no objeto de estudo. Quando o professor
estiver falando, pode ocorrer que o estudante esteja completamente focado
em seus pensamentos de medo e compulsão. É necessário acompanhar esse
estudante e oferecer-lhe suporte para melhor lidar com essa situação.
13.2.3.1 Gestão do currículo na classe inclusiva em relação
ao estudante com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)
Abaixo, são expostas orientações para a prática pedagógica.
• Proporcionar tolerância de tempo na realização das atividades ou pro-
vas e permitir, quando possível, o uso do computador, se os sintomas
dificultarem o desempenho do estudante.
• Permitir momentos de intervalo ou interrupção das atividades, para
que o estudante possa tranquilizar-se, caso se mostre demasiadamente
ansioso.
• Não repreender ou constranger o estudante em público. As obsessões e
compulsões são involuntárias, portanto esse comportamento agravará
a situação de ansiedade.
Como dito anteriormente, muitas vezes a criança não tomará a iniciativa
de se queixar sobre os sintomas. Ao observar a prevalência de algum dos
mencionados, é importante conversar com a família a fim de que procurem
profissionais qualificados para orientação. É fundamental que os profis-
sionais envolvidos estejam cientes da condição do estudante para tornar o
ambiente escolar mais favorável.
13.2.3.2 Algumas fontes para ampliar a pesquisa sobre es-
tudantes com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)
Associação Brasileira de Síndrome de Tourette, Tiques e Transtorno Obses-
sivo Compulsivo: http://www.astoc.org.br.
Filme: Melhor Impossível. (As Good as It Gets - 1997). Conta a história
de Melvin Udall (Jack Nicholson), um escritor com Transtorno Obsessivo-
-Compulsivo.
13.2.4 Transtorno de conduta
Caracteriza-se por padrão repetitivo e persistente de conduta antissocial,
agressiva ou desafiadora. A pessoa com tal transtorno pode não ter conside-
ração pelos sentimentos alheios, pelo bem-estar e direito de outras pessoas,
213