Page 209 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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•   Durante as atividades, ressaltar os aspectos mais relevantes para cons-
                       trução do conhecimento.
                    •   Desenvolver técnicas de memorização de fórmulas e conceitos, ensi-
                       nando-o a fazer anotações que sintetizem o conteúdo ministrado em
                       aula.
                    •   Iniciar as aulas revisitando a anterior e revisar as atividades realizadas
                       em sala.

                    13.2.2 Transtorno de ansiedade
                    O transtorno de ansiedade é uma alteração neuropsiquiátrica do compor-
                    tamento que compromete a saúde mental da pessoa e define-se por um
                    estado de humor desconfortável, apreensão negativa em relação ao futuro,
                    inquietação interna, insegurança, desconforto mental, além de possíveis
                    manifestações físicas, como dificuldades de respiração, tensão muscular,
                    tremores e tonteiras.

                    O transtorno de ansiedade é um problema psicológico que perturba a pes-
                    soa ao ponto de atrapalhar sua vida e suas relações sociais. Normalmente
                    crianças com transtorno de ansiedade têm altos índices de faltas e de inter-
                    rupções de seu cotidiano escolar, causados pelo mal-estar físico e psíquico
                    ocasionado pelos sintomas.
                    Elencam-se, a seguir, alguns aspectos que podem caracterizar o transtorno
                    de Ansiedade.
                    •   Transtorno de ansiedade generalizada: esse transtorno é o mais comum
                       no ambiente escolar. As crianças se preocupam excessivamente com a
                       escola, a saúde ou segurança dos membros da família ou, ainda, com o
                       futuro em geral.  Essa preocupação pode acarretar em excesso de faltas
                       na escola ou evitar que a criança queira participar de atividades sociais,
                       além de poder estar acompanhada de sintomas físicos, como dores de
                       cabeça, dores de estômago, tensão muscular ou cansaço.
                    •   Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC): a ansiedade toma a forma
                       de obsessões (pensamentos excessivamente preocupantes) e compul-
                       sões (ações repetitivas para tentar aliviar a ansiedade).
                    •   Fobia: medo intenso de coisas ou situações específicas, como altura,
                       cães ou voos de avião. As fobias geralmente levam as pessoas a evitarem
                       as coisas que temem.




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