Page 207 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
P. 207

13.2 Transtornos
                    13.2.1 Transtorno de memória
                    Memória consiste na capacidade de retenção e recuperação de informações,
                    experiências pessoais e processos, tais como hábitos, procedimentos ou ap-
                    tidões. Desse modo, a memória pode ser definida como a capacidade do
                    indivíduo de gravar as experiências e os acontecimentos ao longo da vida.
                    O processamento da informação dá-se em três fases: codificação, armaze-
                    namento e recuperação. A codificação é a primeira fase da memória, que
                    prepara as informações sensoriais para serem posteriormente armazenadas
                    no cérebro. O armazenamento consiste no registro de informações sobre
                    algo; nesse momento, são estabelecidas relações entre a nova informação
                    e a adquirida anteriormente. Na evocação, recupera-se e utiliza-se uma in-
                    formação armazenada, ou seja, lembramos, evocamos, recordamos uma
                    informação.
                    Sendo assim, a memória corresponde à capacidade cerebral de percorrer
                    gradativamente o processo de aquisição ou aprendizado (ocorre a partir das
                    vias sensitivas e sensoriais), consolidação ou formação (quando a informa-
                    ção de curto prazo é arquivada em longo prazo, dependente do êxito na
                    primeira fase) e invocação de informação (quando o indivíduo já consegue
                    remeter à memória quando necessário). Esses estágios são progressivos e
                    interdependentes, e o grau de fixação ou “arquivamento” de informação no
                    cérebro relaciona-se com fatores moduladores de memória como atenção,
                    motivação e nível de ansiedade. Qualquer fato ou informação com forte
                    componente emocional pode fazer com que a consolidação seja reforçada e
                    a informação, facilmente invocada.
                    Simplificadamente, as memórias podem ser classificadas por seu conteúdo
                    ou sua duração. No que se refere ao conteúdo, podem ser declarativas (des-
                    critíveis por meio da linguagem) e procedurais (procedimento motores ou
                    sensoriais como andar de bicicleta ou digitar).
                    Quanto à duração, a memória pode ser de curto ou longo prazo. A memória
                    de curto prazo está relacionada a dados que permanecem na memória por
                    algumas horas até que sejam ou não gravados. A memória a longo prazo
                    retém de forma definitiva a informação, permitindo sua recuperação e invo-
                    cação sempre que necessário. Nela está contido todo o nosso conhecimen-
                    to, sendo sua capacidade praticamente ilimitada.





                                                                        207
   202   203   204   205   206   207   208   209   210   211   212