Page 207 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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13.2 Transtornos
13.2.1 Transtorno de memória
Memória consiste na capacidade de retenção e recuperação de informações,
experiências pessoais e processos, tais como hábitos, procedimentos ou ap-
tidões. Desse modo, a memória pode ser definida como a capacidade do
indivíduo de gravar as experiências e os acontecimentos ao longo da vida.
O processamento da informação dá-se em três fases: codificação, armaze-
namento e recuperação. A codificação é a primeira fase da memória, que
prepara as informações sensoriais para serem posteriormente armazenadas
no cérebro. O armazenamento consiste no registro de informações sobre
algo; nesse momento, são estabelecidas relações entre a nova informação
e a adquirida anteriormente. Na evocação, recupera-se e utiliza-se uma in-
formação armazenada, ou seja, lembramos, evocamos, recordamos uma
informação.
Sendo assim, a memória corresponde à capacidade cerebral de percorrer
gradativamente o processo de aquisição ou aprendizado (ocorre a partir das
vias sensitivas e sensoriais), consolidação ou formação (quando a informa-
ção de curto prazo é arquivada em longo prazo, dependente do êxito na
primeira fase) e invocação de informação (quando o indivíduo já consegue
remeter à memória quando necessário). Esses estágios são progressivos e
interdependentes, e o grau de fixação ou “arquivamento” de informação no
cérebro relaciona-se com fatores moduladores de memória como atenção,
motivação e nível de ansiedade. Qualquer fato ou informação com forte
componente emocional pode fazer com que a consolidação seja reforçada e
a informação, facilmente invocada.
Simplificadamente, as memórias podem ser classificadas por seu conteúdo
ou sua duração. No que se refere ao conteúdo, podem ser declarativas (des-
critíveis por meio da linguagem) e procedurais (procedimento motores ou
sensoriais como andar de bicicleta ou digitar).
Quanto à duração, a memória pode ser de curto ou longo prazo. A memória
de curto prazo está relacionada a dados que permanecem na memória por
algumas horas até que sejam ou não gravados. A memória a longo prazo
retém de forma definitiva a informação, permitindo sua recuperação e invo-
cação sempre que necessário. Nela está contido todo o nosso conhecimen-
to, sendo sua capacidade praticamente ilimitada.
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