Page 205 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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de faces e eventos passados; extrema sensibilidade à música; boa percepção
musical; vocabulário sofisticado (em alguns casos); amigabilidade e facili-
dade de interação.
As características de pessoas com síndrome de Williams são muito particu-
lares e variam entre cada caso. É importante entender que as necessidades
são diferentes e exigem maior atenção, mas é fundamental compreender
que essas crianças/adolescentes apresentam grandes habilidades, que devem
ser estimuladas.
13.1.5.1 Gestão do currículo na classe inclusiva em relação
ao estudante com síndrome de Williams
Entre as orientações para as práticas pedagógicas estão as atividades e os
processos expostos abaixo.
• Incorporar às avaliações figuras representativas que aumentem a moti-
vação e sustentam a atenção.
• Procurar evitar alta estimulação visual, como livros e programas com
muitas imagens e cores, o que pode evitar maior desconcentração.
• Promover tarefas envolvendo linguagem, altamente motivadoras.
• Ter em mente que atividades envolvendo integração motora e visual
ou análise espacial são mais complicadas para crianças com síndrome
de Williams.
• Sempre que soar apropriado, realizar as avaliações em espaços mais
tranquilos, visto que pequenos sons podem interferir na concentração
da criança.
• Aproveitar a facilidade na oralidade para estimular a criança. Encorajá-
-la a ditar histórias e participar de atividades orais.
• Aproveitar para incentivar a interação social e promover trabalhos em
grupo.
• Incorporar músicas, livros e jogos às atividades.
• No trabalho com número e operações, utilizar, sempre que possível,
situações reais e materiais concretos que ajudem a criança a contextua-
lizar o que está sendo ensinado.
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